Saudação ao novo Bispo, ao clero e ao povo de Deus da Diocese de Votuporanga.

    Alegro-me, sobremaneira, de ver concretizado aquele sonho acalentado desde os tempos em que eu fui Bispo Diocesano de São José do Rio Preto, quer seja a grande e alvissareira notícia do magnífico presente concedido pelo Papa Francisco para o Noroeste do Estado de São Paulo com a ereção canônica da Diocese de Votuporanga, SP, e a eleição de seu primeiro Bispo Diocesano, Monsenhor Moacir Aparecido de Freitas, até o presente momento Pároco da Paróquia Santa Teresa D’Ávila, em Ibitinga, na Diocese de São Carlos, SP.
    Ensina o Catecismo da Igreja Católica que “Esta Igreja de Cristo está verdadeiramente presente em todas as legitimas comunidades locais de fiéis que, unidas a seus pastores, são também elas, no Novo Testamento, chamadas “Igrejas”… Nelas os fiéis são reunidos pela pregação do Evangelho de Cristo, nelas se celebra o mistério da Ceia do Senhor… Nessas comunidades, embora muitas vezes pequenas e pobres, ou vivendo na dispersão, está presente Cristo, por cuja virtude se constitui a Igreja una, santa, católica e apostólica.” (§832 do Catecismo da Igreja Católica).
    O que é uma nova Diocese? O Catecismo da Igreja Católica ensina que: “Entende-se por Igreja particular, o que é, em primeiro lugar, a diocese (ou a eparquia), uma comunidade de fiéis cristãos em comunhão na fé e nos sacramentos com seu Bispo ordenado na sucessão apostólica. Essas Igrejas particulares “são formadas à imagem da Igreja universal; é nelas e a partir delas que existe a Igreja católica una e única”(§833 do Catecismo da Igreja Católica) “As Igrejas particulares são plenamente católicas pela comunhão com uma delas: a Igreja de Roma, “que preside à caridade”. “Pois com esta Igreja, em razão de sua origem mais excelente, deve necessariamente concordar cada Igreja, isto é, os fiéis de toda parte.” “Com efeito, desde a descida a nós do Verbo Encarnado, todas as Igrejas cristãs de toda parte consideraram e continuam considerando a grande Igreja que está aqui [em Roma] como única base e fundamento, visto que, segundo as próprias promessas do Salvador, as portas do inferno nunca prevaleceram sobre ela.” (§834 do Catecismo da Igreja Católica).
    Em unidade com os bispos de São José do Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva, e de Jales, Dom José Reginaldo Adrietta, Dioceses das quais foram cedidas as 28 paróquias para a nova Diocese, pertencente à Província Eclesiástica de Ribeirão Preto.
    A nova Diocese compreenderá uma superfície de 7.694 Km2, com uma população de 230.000 habitantes, dos quais 172.500 são fiéis católicos, distribuídos em 28 paróquias, aquinhoadas com o ingente trabalho pastoral de 27 sacerdotes diocesanos, 15 sacerdotes religiosos, 8 seminaristas, 25 religiosos professos e 15 religiosas.
    A cidade de Votuporanga, com a sua bonita história eclesial, sobre a proteção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da futura Catedral, por certo dará uma grande colaboração de criatividade pastoral para o Regional Su 1 da CNBB e para a Província Eclesiástica de Ribeirão Preto. Ao saudar nosso irmão, Dom Moacir Silva, DD. Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, queremos abraçar a todas as forças vivas da nova Igreja Particular. Ao Senhor Bispo eleito, Monsenhor Moacir Aparecido de Freitas, tão comprometido com a ação evangelizadora, depois de ter trabalhado na formação dos seminaristas e dos fiéis leigos, trará a sua experiência para confirmar na fé os fiéis da nova circunscrição eclesiástica paulista. Sempre é bom lembrar que o Bispo é o elo da Igreja com Cristo, pois através da sucessão dos apóstolos transmitida aos bispos somos guiados pelos mesmos pastores escolhidos pelo Senhor. O bispo é o sinal visível de comunhão da Igreja Particular em si e dela com a Igreja universal. O sacramento da ordem, no seu terceiro grau do episcopal é um ministério que para longe de ser uma honra é na verdade uma verdadeira cruz onde homens chamados pelo Senhor para suceder seus apóstolos tomam com coragem em seus ombros as ovelhas feridas e sobre si a cruz e as marcas da paixão. Admirados por tanta entrega o povo de Deus deve, com religiosa devoção, cumular seu bispo de reverencia, devoção e obediência. Por isso saudamos nosso novo irmão, Monsenhor Moacir Aparecido de Freitas, no Colégio Episcopal.
    Saudamos os Senhores padres, religiosos, religiosas, seminaristas e o amado povo de Deus da nova Diocese. Que a bonita caminhada pastoral gestada na querida e amada Diocese de São José do Rio Preto continue acalentando, na graça do Divino Espírito Santo, a todos os fiéis para que sejamos transmissores da graça Divina e autênticas testemunhas do Evangelho.
    A grande missão do Bispo e a função de uma Diocese é evangelizar a todos as gentes. Ensina o Papa Francisco que: “Quando a Igreja faz apelo ao compromisso evangelizador, não faz mais do que indicar aos cristãos o verdadeiro dinamismo da realização pessoal: «Aqui descobrimos outra profunda lei da realidade: “A vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros”. Isto é, definitivamente, a missão». Consequentemente, um evangelizador não deveria ter constantemente uma cara de funeral. Recuperemos e aumentemos o fervor de espírito, «a suave e reconfortante alegria de evangelizar, mesmo quando for preciso semear com lágrimas! (…) E que o mundo do nosso tempo, que procura ora na angústia ora com esperança, possa receber a Boa Nova dos lábios, não de evangelizadores tristes e descoroçoados, impacientes ou ansiosos, mas sim de ministros do Evangelho cuja vida irradie fervor, pois foram quem recebeu primeiro em si a alegria de Cristo»(cf. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 10).
    Estou participando com os jovens do Rio de Janeiro, da Pré-Jornada da Juventude em Braga. Daqui rezo por todos vocês e com todos me alegro pela grande notícia. Na alegria do Evangelho, sob a materna intercessão de Nossa Senhora Aparecida, temos a convicção de que o bispo eleito, seu clero e toda a amada gente da nova Diocese de Votuporanga seja imbuída do bom odor do Evangelho como evangelizadores e autênticas e credíveis testemunhas do Cristo Ressuscitado.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here