São Simão e São Judas

    Celebramos neste sábado, dia 28 de outubro, a festa litúrgica dos apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. Dentre esses dois, o mais conhecido e popular entre nós é São Judas Tadeu. É sempre bom lembrar que São Judas Tadeu, logicamente não é o traidor (não confundir com Judas Iscariotes), se não, não seria santo. São Judas Tadeu é um dos apóstolos de Jesus e conhecido como o santo das causas urgentes e imediatas.

    Tanto São Judas como São Simão eram parentes próximos de Jesus, o pai de São Judas era Alfeu, irmão de São José. Sua mãe era Maria de Cléofas, que era prima da Virgem Maria. Quanto à biografia de São Simão a tradição é bastante vaga, Simão, palavra hebraica que significa zeloso, tinha o cognome de Cananeu, derivado de Caná, aldeia da Galiléia. Praticava a obediência, cumprindo os preceitos e compadecendo-se dos aflitos e necessitados. Trabalhava em favor da salvação das almas. Algumas fontes dizem que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha.

    Judas um dos doze, também conhecido como Tadeu ou Lebeu, São Jerônimo o interpreta como homem de senso prudente. Seu nome significa “confessor” ou “glorioso”. Judas Tadeu é aquele que faz a seguinte pergunta a Jesus na última ceia: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?” (Jo 14,22).

    Simão e Judas Tadeu eram irmãos de Tiago menor e filhos de Maria de Cléofas, que foi casada com Alfeu. Após a ressurreição e Ascenção de Jesus ao Céu, Judas foi enviado por Tomé até Abgar, rei de Edessa. Segundo se conta a história, São Fortunato, bispo de Poitiers, no fim do século VI, indica São Simão e São Judas estarem enterrados na Pérsia. Isso se dá devido ao que vem escrito no evangelho apócrifo dos dois apóstolos. Segundo relatam, eles foram martirizados em Suanir, na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos, que combinaram com as autoridades locais e com o povo para se revoltarem contra os apóstolos, tendo sido ambos decapitados. Isso consta no martirológico jeronimita.

    Outros ainda dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro, na Caucásia, no local foi erguida uma Igreja em sua honra entre os séculos VI e VIII. Beda, por volta do ano 735 colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro, que persiste até aos dias de hoje. Na antiga Basílica no Vaticano havia uma capela dedicada aos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.

    Na Bíblia temos uma epístola com a autoria de Judas, classificada como uma das “cartas católicas”. A carta de Judas foi direcionada principalmente aos recém-convertidos e ao combate as seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Ele começa a carta com essas palavras: “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente”.  Uma epístola cheia de força e da graça de Deus, segundo denomina Origines.

    Segundo São Jerônimo, Judas teria pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Teria evangelizado a região da Mesopotâmia. São Judas é conhecido como o apóstolo dos aflitos e daqueles que precisam de causas urgentes.

    Santa Brígida após revelações diz que Jesus lhe teria revelado que para as causas mais urgentes recorresse a São Judas Tadeu, pois ele atenderia em suas necessidades. Tantas foram as graças que São Judas concedeu aos fiéis que ele passou a ser conhecido no mundo inteiro, como o patrono dos aflitos e padroeiro das causas desesperadas.

    São Judas Tadeu assim como os demais apóstolos tornou-se um mártir da fé, ou seja, morreu sem negar a fé em Jesus Cristo, se entregou ao martírio por amor, foi até as últimas consequências. A sua pregação e testemunho eram tão convincentes que muitos pagãos se converteram. Com isso, os sacerdotes pagãos ficaram revoltados e mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões e machados. Por isso, o apóstolo traz um machado em suas imagens, pois foi dessa forma que morreu e traz também a Bíblia, pois era um missionário.

    Esses dois apóstolos que celebramos são exemplos de missionários e inspiração para cada um de nós. Estamos terminando o mês das missões na próxima Terça-Feira, que nesta perspectiva eles nos inspirem a anunciar o Evangelho com coragem e sem medo a todas as pessoas.

    Celebremos com alegria a festa dos apóstolos São Judas e São Simão e que possamos nos inspirar no testemunho desses apóstolos para viver a nossa fé no dia a dia. Sejamos testemunhas de Jesus Cristo onde estivermos, assumindo o nosso batismo, sendo sal na terra e luz no mundo, em nenhum momento desistamos de acreditar em Deus. Sejamos guardiães da fé, do mesmo modo que os apóstolos foram. Que nesse dia 28 de outubro, peçamos a eles as graças que queremos, fortaleçamos a fé, mas não esqueçamos nunca de agradecer.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here