A Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Estado de São Paulo realizou, neste fim de semana, dias 05 a 07 de julho, o seu 3º Encontro Regional (ERIAM). O evento reuniu em Joanópolis, diocese de Bragança Paulista, cerca de 300 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, mas participaram também pelo menos, 70 assessores e animadores.
Os trabalhos foram assessorados pela coordenadora da IAM do Regional Sul 1 da CNBB, Nádia Maria da Silva Fusinato, e pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti. As reflexões giraram em torno do tema: “Infância e Adolescência Missionária: 170 anos de amor e compromisso à Missão, e lema “IAM, jovens missionários do amanhã”. Cinco oficinas de trabalho aprofundaram o estudo sobre: a realidade missionária; teatro de fantoches; espiritualidade missionária; carisma da IAM e o Papa; e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Além disso, os assessores da IAM no Estado receberam orientações da parte da coordenação. À noite os participantes recitaram o terço missionário caminhando pelas ruas da cidade e em seguida, houve uma confraternização para marcar os 170 anos de fundação da IAM.
Outro momento marcante aconteceu no domingo pela manhã com uma ação conhecida por Bate-lata de Jesus onde as crianças e adolescentes caminharam pelas ruas de Joanópolis. O Encontro encerrou com a missa na matriz, que incluiu testemunhos missionários e o envio. Cada um levou para casa uma vela como sinal de luz para continuar firmes na missão.
Segundo padre Camilo Pauletti, de modo geral, o Encontro foi muito proveitoso. A presença de 22 dioceses mostra que, o Regional tem uma força grande nas crianças e adolescentes. Um encontro desses, anima e dá força para continuar a caminhada, mas é possível crescer mais e envolver outras pessoas nesta Obra, avaliou.
O secretário nacional da IAM, padre André Luiz de Negreiros, enviou uma mensagem aos participantes. O mesmo gesto foi repetido por dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí e referencial para a missão no Regional Sul 1. Parte da mensagem do bispo dizia: Vocês são pequenos e grandes missionários, quem se apaixona por Jesus Cristo, deve anunciá-lo. O bispo de Bragança Paulista, dom Sérgio Aparecido Colombo, também marcou presença e deixou sua mensagem de apoio ao trabalho.