São Camilo de Léllis

    São Camilo de Léllis tornou-se santo porque viu Jesus Cristo nos pobres doentes — e quis passar o resto de sua vida cuidando deles. Esse exemplo inspirador na vida santa de Camilo é que recordamos em razão de sua data, o 14 de julho, dia que também representa os administradores hospitalares, profissionais que, nesses tempos, desempenham um papel vital para a sustentabilidade dos serviços de saúde.

    São Camilo nos mostra que, quando ignoramos os pobres e os enfermos, estamos experimentando a nossa própria cegueira diante de Jesus Cristo. Desde o início da pandemia, em março de 2020, a quantidade de irmãos vivendo nas ruas tem aumentado em uma crescente silenciosa e cruel. São homens, mulheres, idosos, jovens e crianças, não apenas os acometidos pelo álcool ou pelas drogas, mas famílias inteiras que sucumbiram ao modo como a sociedade se moldou. Viver na rua também é sinônimo de viver a doença — da carne e do coração. Mas Jesus está ali, em cada um, assim como viu São Camilo de Léllis em seu tempo. “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus” (Lc 6, 20).

    Camilo tornou-se conhecido como um homem de profunda compaixão e amor pelos doentes. Ele compreendia a importância de cuidar não apenas do corpo, mas também da alma daqueles que sofrem. Essa compreensão integral do cuidado é fundamental para os administradores hospitalares, que têm a missão de garantir que os serviços de saúde sejam prestados de maneira eficiente, humanizada e compassiva — têm um papel fundamental como líderes na promoção de uma cultura de cuidado e empatia, seguindo o exemplo de São Camilo. Eles enfrentam desafios complexos para garantir a qualidade, gerenciar recursos financeiros, promover a segurança dos pacientes e para manter os profissionais de diversas áreas fiéis ao mesmo propósito: a saúde e o bem-estar dos irmãos que buscam ajuda em momentos de fragilidade na saúde.

    São Camilo de Léllis viveu no século XVI. Teve uma infância comum para a época, mas com dificuldades. Era muito próximo de sua mãe. O pai seguia carreira militar e tinha pouco tempo para dedicar-se à família. Até que sua mãe faleceu quando o jovem Camilo tinha apenas 13 anos de idade e foi obrigado a viver com o pai que, embora fosse um bom cristão, havia desenvolvido o vício pelos jogos. Sozinho, seguiu os caminhos tortuosos da vida até que em 1570, ao conhecer um frade franciscano, encontrou o carisma de São Francisco de Assis. Desejava se juntar à ordem religiosa e viver plenamente a espiritualidade franciscana. Mas seu desejo foi negado, tinha uma grave úlcera incurável que acometeu seu pé até a morte. Tal condição levou Camilo ao Hospital Santiago, em Roma, onde passou a cuidar dos doentes e também de sua própria enfermidade. Cada pessoa que ele acolhia e cuidava era um irmão ou irmã em Cristo, e ao servi-los, Camilo sentia-se diretamente envolvido no cuidado de Jesus. Essa percepção transformou sua missão em uma jornada espiritual e um caminho de santificação. Mais tarde, fundou irmandade dos Voluntários dos Enfermos. Em 1591, a Santa Sé Apostólica reconheceu a congregação como Ordem Religiosa, que passou a ser chamada de Ordem dos Ministros dos Enfermos. Foi santificado pelo Papa Bento XIV em 1746, depois que a úlcera de seu pé havia desaparecido do corpo com a sua morte.

    Queridos administradores hospitalares, que São Camilo seja um exemplo vivo de dedicação e amor pelos doentes. Que sua intercessão os fortaleça em suas tarefas diárias, iluminando suas decisões e guiando seus passos. Lembrem-se sempre de que, por trás de cada procedimento, de cada relatório e de cada meta, existem pessoas em busca de alívio e esperança.

    Neste dia, renovemos nosso compromisso de valorizar e apoiar aqueles que dedicam suas vidas à administração dos serviços de saúde. Reconheçamos sua importância e ofereçamos nosso apoio e gratidão sinceros. Que o exemplo de São Camilo nos inspire a ser instrumentos de amor e compaixão, tornando nossos hospitais lugares de cura e esperança.

    Que Deus abençoe a todos os administradores hospitalares e lhes conceda sabedoria e força para continuarem seu importante trabalho. Que São Camilo interceda por vocês e os guie em seu serviço aos mais necessitados.

    Saudações em Cristo!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here