O início da Campanha da Fraternidade em 2017 no Santuário Nacional marcará também a inauguração da obra de revestimento do baldaquino da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. As colunas que sustentam a cúpula central fazem, em sua temática artística, sintonia com o conteúdo de reflexão proposto pela Campanha da Fraternidade neste ano.
Com o tema “Biomas Brasileiros e defesa da vida” e lema “Cultivar e guardar a criação” (conforme Gn 2,15) a Campanha da Fraternidade deste ano quer provocar ações concretas para o cuidado com o meio ambiente, principalmente na preservação da diversificada fauna e flora que caracteriza cada região do país.
Com traços do artista sacro Claudio Pastro, esta diversidade ambiental é expressa nas quatro grandes colunas do baldaquino, que trazem representações animais e vegetais de grandes ecossistemas do país, os biomas.
Coletiva de Imprensa – O lançamento da Campanha da Fraternidade e a inauguração do baldaquino acontecem na missa das 9h da quarta-feira de cinzas (1/3). Em seguida, em entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Santuário Nacional, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes aprofundará a reflexão proposta para a Campanha da Fraternidade. Na oportunidade, Reitor do Santuário Nacional, padre João Batista falará da programação especial da Semana Santa para este ano, e o Administrador, padre Daniel Antonio, trará detalhes técnicos e artísticos da obra do baldaquino.
Fonte: Santuário Nacional