Santuário garante Aparecida na categoria dos municípios com maior potencial turístico no Brasil

Santuário garante Aparecida na categoria dos municípios com maior potencial turístico no Brasil

Um estudo do Ministério do Turismo intitulado “Mapa do Turismo Brasileiro”, aponta o município de Aparecida como parte do grupo “A”, categoria máxima no ranking de cidades com maior potencial turístico do país.

Esse indicador é fruto da presença de muitos visitantes ao Santuário Nacional de Aparecida e, certamente, do crescimento da devoção a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Os números consagram mais uma vez, Aparecida como a capital religiosa do país.

Só em 2015, o Santuário registou a presença de 12,1 milhões de visitantes. Desse total, 60% dos visitantes costumam fazer sua peregrinação no segundo semestre do ano.

O estudo dividido em 5 grupos avaliou os municípios com maior potencial turístico. O Vale do Paraíba, Litoral Norte e a Serra da Mantiqueira, região com 51 municípios, ainda se destacou com mais 3 cidades: Campos do Jordão (aproximadamente 96 km de distância de Aparecida), São Sebastião (aproximadamente 179 km), e Ubatuba (cerca de 134 km de Aparecida).

Infraestrutura e localização – Fatores como a estrutura disponível ao visitante e a localização das cidades citadas contribuem para a classificação das cidades.

A cada ano, o Santuário Nacional busca aprimorar-se, não somente na sua infraestrutura, já que se preocupa com suporte para alimentação dos visitantes, estacionamento, fraldário e locomoção (acessibilidade), como também em oferecer qualidade de espaço para grandes eventos esportivos e culturais, como o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e hospedagem, como a construção do Hotel Rainha do Brasil.

Um dos exemplos dos últimos projetos de parceria do Santuário são os Bondinhos Aéreos, inaugurado em 2014, e que liga a Basílica ao Morro do Cruzeiro, e o Museu de Cera Religioso, cuja inauguração oficial está marcada para 22 de março.

“Esses atrativos proporcionam ao visitante um agradável passeio em família, unindo espiritualidade, fé e lazer, com a garantia de que ele e sua família serão bem acolhidos e poderão usufruir desses momentos com muita segurança. Esses são elementos no qual está pautado nosso lema, que é ‘acolher bem, também é evangelizar’, explica o administrador-ecônomo do Santuário, padre Daniel Antonio da Silva.

O Mapa do Turismo Brasileiro é composto hoje por 3.345 municípios e 303 regiões turísticas. Segundo a pasta, quando a sua atualização, que está em andamento, for finalizada, será lançada a quinta edição deste instrumento, que define o objetivo das políticas a serem desenvolvidas e implementadas em cada região turística do país.

Fonte: Santuário Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 + cinco =