Santuário do Brasil transmite Missa no metaverso

Um passo importantíssimo para a evangelização neste novo ambiente virtual

AMissa do Santuário da Vida, da Rede Vida, estreou no metaverso. A primeira celebração neste espaço digital aconteceu na quarta-feira, dia 20 de julho, e foi transmitida em tempo real tanto para a TV quanto para o novo ambiente virtual.

O Pe. Marcio Tadeu presidiu a Missa histórica. Segundo ele, o Santuário da Vida é o primeiro do mundo a marcar presença no metaverso. “Hoje é um dia muito especial para nós, porque nós fazemos a primeira transmissão da Rede Vida de Televisão – e desta Missa – no metaverso, que é o futuro das redes sociais”, afirmou o sacerdote.

Nesta primeira transmissão, 20 convidados puderam acompanhar a Missa no ambiente digital a partir de suas casas e através de seus computadores. Eles entraram em uma réplica digital em 3D do santuário no metaverso, puderam caminhar virtualmente pelo local, sentar nos bancos e acompanhar ao vivo a celebração que acontecia ao mesmo tempo no mundo real.

O santuário no metaverso

O inventor digital Marco Carvalho, que vive em Los Angeles e já desenvolveu soluções tecnológicas para Universal Studios, Disney e Rock in Rio, foi um dos profissionais responsáveis por criar a réplica do Santuário da Vida no metaverso. E a capela virtual ficou igualzinha à real.

“É um lugar de encontro… A gente enxergou que, ao fazer isso dentro do santuário no metaverso, você se sente próximo do outro e tem uma experiência mais próxima de ir fisicamente ao santuário”, declarou Carvalho ao Jornal da Vida.

O Pe. Márcio Tadeu também afirmou que o objetivo é levar os jovens a assistirem à Missa no universo digital: “Os jovens já estão entrando no metaverso – uma coisa que parecia loucura dois ou três anos atrás, hoje já é uma realidade”.

O real e o virtual na evangelização

Para Mariana Monteiro, que é diretora criativa da Rede Vida, o ambiente virtual não deve substituir o real na evangelização. “A Missa ao vivo em formato metaverso é mais uma novidade da Rede Vida de Televisão dentro das novas tecnologias. Queremos divulgar a Boa-Nova e celebrar a Eucaristia também na opção virtual e lúdica sem esquecer do real, que é a Palavra de Deus e o Pão da Vida”, explicou.

O metarverso

De forma resumida, metaverso é uma mistura de realidade aumentada e ambientes virtuais. Trata-se de uma via tecnológica que proporciona experiências virtuais, mas com influências da vida real.

Neste ambiente, as pessoas viram avatares, podem se conectar com conhecidos e desconhecidos, jogar, fazer compras, estudar e até, como já vimos, ir à Missa.

Por ser um ambiente digital, para acessá-lo são necessários alguns aparatos tecnológicos, como os óculos de realidade virtual, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here