Santos Marta, Maria e Lázaro

    Neste dia 29 de julho, sexta-feira, celebramos a memória litúrgica dos três irmãos amigos de Jesus: Marta, Maria e Lázaro. Essa comemoração foi instituída pelo Papa Francisco em 2021 para que todos os anos, no dia 29 de julho, seja sempre celebrada a memória deles no calendário litúrgico.

    Lázaro é aquele no qual Jesus ressuscita dos mortos e, Marta e Maria são as hospedeiras que acolhem Jesus em sua casa. Certa vez, Marta até questiona Jesus sobre o fato de Maria deixá-la a sós com o serviço de casa, mas Jesus diz que Maria havia escolhido a melhor parte que era estar aos pés do mestre.

    Eles moravam no povoado de Betânia. Normalmente ali, era um refúgio para Jesus, um local de descanso, onde Ele descansava, conversava e fazia refeição com eles. Todos nós em nossa vida precisamos de amigos e de um momento para pararmos e descansarmos um pouco. Precisamos de amigos em que podemos confiar e contar os nossos segredos — assim era Marta, Maria e Lázaro com Jesus.

    O Papa Francisco, considerando o importante testemunho evangélico dos três irmãos, que ofereceram ao Senhor Jesus a hospitalidade da sua casa, prestando-lhe uma atenção dedicada e acreditando que Ele é a ressurreição e a vida, acolhe a proposta do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, decidiu que sempre no dia 29 de julho seja celebrada a memória dos três irmãos. Antes era memória de Santa Marta. Na tradição monástica esse dia sempre foi celebrado o dia dos hospedeiros de Jesus, os três irmãos.

    Nós podemos aprender um pouco com esses três santos. Com Marta, podemos fortalecer em nós a fé, mesmo diante das dificuldades da vida, inclusive ao nos depararmos com a morte de algum ente querido, temos que, a exemplo de Marta, acreditar na ressurreição dos mortos. Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia” (Lc 11,24).

    Com Maria, aprendemos a escutar com atenção a Palavra de Deus e a equilibrar os afazeres domésticos com as obrigações da religião. Maria é fiel a Jesus até nas provações e o acompanha até o momento de sua morte. Confia que, do mesmo modo que Jesus ressuscitou o seu irmão dos mortos, Ele também ressuscitaria.

    Com Lázaro aprendemos o valor da amizade e o acolhimento da Palavra de Deus em família. Muitas vezes, em nossa casa, tem espaço para muitas coisas, mas não tem espaço para a Palavra de Deus. Lázaro e suas irmãs acolhiam a Palavra de Deus com alegria em casa e acolhiam o próprio Jesus, palavra de Deus encarnada.

    A amizade de Jesus com Lázaro e sua família se sustentava na mútua transformação da vida. A cena da ressurreição de Lázaro, em que a multidão se juntou ao redor do túmulo para acompanhar e muitos duvidavam que Jesus o ressuscitaria, mostra o fim último da amizade. Quando Jesus pede para desatar as mãos e os pés de Lázaro e diz para ele vir para fora, Lázaro fica livre e, consequentemente, livre para amar e servir.

    Esses três santos são conhecidos como hospedeiros, pois, ao acolherem Jesus, acolhem a todos. Podemos aprender com esses três santos a sermos bons hospedeiros — além de acolher a Palavra de Deus em nossa casa, temos que acolher os pobres e todos aqueles que passam necessidade. A igreja deve ser acolhedora e ajudar todos aqueles que batem à porta, ainda mais nesses tempos difíceis em que vivemos.

    De fato, Maria, Marta e Lázaro amavam Jesus incondicionalmente e, por causa desse amor, a fé deles era fortalecida. Marta e Maria esperavam ansiosamente a chegada de Jesus antes que seu irmão morresse. Marta que sempre foi mais agitada ficou desesperada e Maria ficou dentro de casa, com certeza, rezando e confiando que Jesus chegaria. Lázaro morreu antes de Jesus chegar, mas quando Jesus chega, Marta vai ao seu encontro e confia que Jesus poderia interceder por seu irmão.

    O povoado de Betânia era distante, por isso demorou um pouco para Jesus chegar. Jesus chega, se dirige ao túmulo e pede para abrir. Reza ao Pai pedindo ao Espírito Santo que ressuscite Lázaro. De fato, a ressurreição acontece para testemunhar que todos nós também ressuscitaremos e mais adiante Ele próprio.

    Aprendamos com Marta, Maria e Lázaro a amar Jesus incondicionalmente e que, através desse amor, a nossa fé na ressurreição seja grande. Que nas várias situações de “morte” que poderemos encontrar no dia a dia, pelo poder da fé possamos ressuscitar e voltar à vida. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here