O Dia de Santo Antônio de Pádua, celebrado neste domingo, 13 de junho, e onde a pandemia acabou permitindo, foi recordado especialmente pelos fiéis brasileiros com missas e iniciativas tradicionais para homenagear o padroeiro dos pobres, também conhecido popularmente no país como “santo casamenteiro”.
Em quatro paróquias da diocese de Santo André (SP), por exemplo, destaque para a bênção e distribuição dos pães em sistema de drive-thru, além da arrecadação de alimentos e agasalhos.
No sul do país, na cidade de Bento Gonçalves, o dia festivo é comemorado desde 1878 pelos imigrantes italianos e, neste domingo (13), teve carreata com a imagem do padroeiro e missas no Santuário de Santo Antônio com tradução em libras, a Língua Brasileira de Sinais.
Em cada uma das celebrações, além da bênção aos pães e aos objetos religiosos, a bênção da saúde com uma relíquia do santo. Essa foi a edição de n. 143 dos festejos em honra a Santo Antônio, numa programação que começou ainda em abril, com a visita da imagem peregrina às comunidades e paróquias . O pároco local, Pe. Ricardo Fontana, comentou: