Santificação do Clero

    “O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.” (São João Maria Vianney)

    O dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é o dia mundial de oração pela santificação do clero. Todo batizado é chamado a viver a santidade, ainda mais aqueles que foram chamados por Deus a abraçarem o sacerdócio ministerial. O padre primeiro de tudo é humano e como todas as pessoas é pecador, por isso, precisa de muita oração para não cair em tentação e dessa forma evitar o pecado.

    Neste sentido, como é tradição em nossa arquidiocese, no dia de ontem, dia 15 de junho, na Igreja da Irmandade de São Pedro, presidi a Santa Missa com todo o nosso presbitério, tendo tido antes um encontro na Casa do Padre, seguida de uma Hora Santa e também de uma Conferência no Seminário São José e sendo concluída com a confraternização com o nosso presbitério.

    O padre muitas vezes é uma pessoa que vive só, e precisa do apoio e da oração dos fiéis para seguir adiante em seu ministério. Os fiéis devem respeitar o padre, tratá-lo com cordialidade, tratar com o sacerdote assuntos relevantes a Igreja e pertinentes a vida espiritual. Os fiéis sobretudo por meio da oração devem ajudar o presbítero na busca pela santidade.

    O principal meio para os sacerdotes alcançarem a santidade é a oração, é através da intimidade com Jesus na oração que se alcança a santidade. É na celebração diária da Santa Missa que se constrói o caminho de santidade. A Eucaristia transforma, perdoa os pecados e alimenta espiritualmente. Nós comungamos aqui na terra em toda missa, o alimento que nos garante a vida eterna.

    A Santa Missa é o principal meio pelo qual podemos alcançar a santidade, por isso, por meio da participação na Missa, tanto o sacerdote como os fiéis se abrem para a vida eterna e a santidade. O padre deve ter amor pela Santa Missa e celebrá-la todos os dias, celebrar com o mesmo amor que presidiu a primeira e como se fosse a última. Que nesse dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e dia de oração mundial pela santificação do clero, rezemos diante do Santíssimo Sacramento e participemos da celebração da Santa Missa, rezando e pedindo a Deus que todos os sacerdotes sejam santos e tenham o coração semelhante ao de Jesus.

    Estamos no ano vocacional, que teve seu início em 20 de novembro do ano passado e irá até 23 de novembro deste ano. Rezemos por todas as vocações sacerdotais e religiosas, que todos aqueles que estão ingressando agora no Seminário perseverem em seu chamado até o fim. Que Jesus possa ser o alimento deles agora e depois na vida consagrada e ministerial, que tenham sempre o mesmo amor a Jesus e a Nossa Senhora.

    Peçamos a Virgem Maria, mãe das vocações, que acompanhe cada jovem que está no Seminário ou casa religiosa se preparando para abraçar a vida consagrada e acompanhe também cada sacerdote para que possam fazer tudo conforme a vontade de Deus, do mesmo modo que Nossa Senhora fez. Sempre onde está a Mãe, está o Filho Redentor.

    Como dizia São João Maria Vianney, padroeiro de todos os sacerdotes, o padre é o amor do coração de Jesus. O padre quando celebra a missa ou atende confissão, é o próprio Cristo naquele momento, age na pessoa de Cristo e assim acolhe cada pessoa e oferece o amor e o perdão que vem de Deus. O padre é escolhido por Deus desde o seu nascimento, é querido por Deus desde a eternidade, esse chamado se confirma com o batismo e ao longo de toda a vida Deus vai trabalhando o chamado no coração da pessoa e através de muita oração e do poder do Espírito Santo a pessoa diz “Sim” ao chamado.

    Assim como o batismo, o sacerdócio é uma marca indelével, ou seja, nunca será tirada, uma vez padre sempre padre, por mais que a vida por diversas ocasiões faça trilhar outro caminho.

    Aproveitemos esse dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e ao dia mundial de oração pela santificação dos padres, para rezar pela Papa Francisco, sucessor de Pedro, para que tenha saúde para continuar à frente da Igreja e seja iluminado pelo Espírito Santo. Damos graças a Deus pela alta hospitalar que o Santo Padre teve no dia de hoje em Roma. Rezemos pelos nossos bispos, sucessores dos apóstolos, para que sejam bons pastores a frente de seus rebanhos e rezemos por todos os sacerdotes para que a cada dia renovem o seu “Sim” dado na ordenação sacerdotal. Rezemos ainda pela conversão dos pecadores, pela paz mundial e pela saúde dos enfermos.

    Hoje é dia de preceito para participação da Santa Missa dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e rezemos pela santificação dos sacerdotes. Agradeça a Deus em primeiro lugar pelo padre que Ele confiou a frente de sua paróquia para que ele persevere ao chamado que Deus lhe fez e tenha o coração semelhante ao de Cristo. Por fim, reze para que nunca faltem os sacerdotes, pois, é por meio deles que nos vem a Eucaristia. Rezemos, por fim, por todos os sacerdotes que sofrem alguma privação ou sofrimento. Deus os ajude na superação destas dolorosas situações!

    “Sagrado Coração de Jesus, fazei do nosso coração semelhante ao vosso”. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here