Santa María Maggiore, a basílica favorita do Papa Francisco

Na segunda-feira, 5 de agosto, o Papa Francisco assistirá ao famoso “milagre da neve” na Basílica de Santa Maria Maggiore. Esta será uma das raras visitas oficiais de verão do pontífice de 87 anos a um lugar que lhe é tão querido. Foi aqui que ele escolheu preparar seu futuro túmulo. Uma retrospectiva do apego do Papa a esta basílica no centro da Cidade Eterna

No dia seguinte à sua eleição, 14 de março de 2013, o Papa Francisco surpreendeu a opinião pública ao deixar o Vaticano de madrugada para prestar homenagem ao ícone Salus Populi Romani -Salvação do Povo Romano- numa capela da basílica de Santa Maria, a Velha. . Este passeio inesperado – tingido de discrição – será o primeiro de uma longa lista de visitas a esta Virgem tão amada pelos romanos. A cidade venera esta Virgem, cujas origens remontam a São Lucas, como padroeira, implorada em tempos de calamidade.

Papież odwiedzi bazylikę Santa Maria Maggiore. Chce być tam pochowany

O Papa Francisco tem o costume de visitar esta basílica papal, situada perto da estação Termini, antes e depois de cada uma das suas viagens – como um gesto de gratidão – e confiar à Virgem Maria os grandes acontecimentos da Igreja.

O dia 5 de agosto será nada menos que sua 116ª visita à cidade. Você participará das festividades anuais da Basílica, assistindo à tradicional chuva de pétalas de rosa. Milhares de pétalas serão atiradas da cúpula para a multidão, para comemorar o milagre da origem da basílica, que conta que no ano 358, a Virgem Maria fez cair neve em meados de agosto no topo do Esquilino, indicar ao Papa Libério o local onde pretendia que fosse construída uma igreja em sua homenagem.

Onde o Papa passará seus últimos dias?

No dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição, Francisco honrou a Salus Populi Romani com uma Rosa de Ouro. Portanto, quando poucos dias depois soubemos que o Pontífice argentino queria ser sepultado nesta basílica, caso rompesse com seus antecessores -. que têm o seu túmulo em São Pedro – foi surpreendente, o local escolhido pareceu, no entanto, um novo exemplo da sua profunda devoção. Desde então, o Papa Francisco falou várias vezes sobre este túmulo, cujas obras já foram concluídas.

Em seu recente livro O Sucessor, ele diz: “Logo depois da escultura da Rainha da Paz, há uma pequena fresta, uma porta que dá acesso a uma sala onde ficavam os candelabros. lugar ‘E foi aí que o cemitério foi preparado.’

Papa-Francisco-Basílica-de-Santa-Maria-Maggiore-Pray-Virgin-Salus-populi-romani-Set-04-23

Além do futuro túmulo do 266º Papa, Santa Maria Maggiore também poderá se tornar seu local de aposentadoria. Em sua biografia Living, minha história através da história (Harper Collins), publicada em março de 2023, ele confidenciou que poderia optar por morar ali durante os últimos anos de sua vida, em caso de demissão. Ele especificou que dedicaria seu tempo ao ministério como “confessor” e “levando a comunhão aos enfermos”.

Algumas vozes sussurram em Roma que nos últimos meses foi feito trabalho para nos prepararmos para esta eventualidade. Alguns falam de um novo piso seguro no espaço dos cânones. A especulação está na ordem do dia, embora a Sala de Imprensa da Santa Sé, ao mais alto nível, responda que se trata simplesmente de renovar o alojamento da comunidade de sacerdotes que ali vive.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here