Will Heller, um jovem de 21 anos de Toledo, Ohio, EUA, é duas vezes medalhista nacional júnior e All American (considerado um dos melhores atletas dos EUA), recordista estadual em Ohio e Michigan, e campeão nacional universitário de 2023 na categoria de 102 quilos no levantamento de peso. No entanto, o fenômeno do levantamento de peso agora tem seus olhos num novo objetivo: tornar-se padre.
Aos 17 anos, Heller foi apresentado ao esporte de levantamento de peso por seu treinador de força e condicionamento do ensino médio. Ele rapidamente destacou-se no esporte e obteve uma infinidade de conquistas, incluindo ser convidado para representar o Time EUA nos Jogos FISU America de 2022 e 2024, no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de 2023 e no Campeonato Mundial Sub-20 de 2023.
O levantamento de peso consiste de duas modalidades: o arremesso e o arranco. Heller disse à CNA, agência em inglês da EWTN News, que seu peso mais pesado para cada um é um arranco de 146 quilos e um arremesso de 175 quilos.
Recém-formado pela Northern Michigan University, Heller vem de família católica e frequentou escolas católicas por 13 anos — os primeiros sete em uma escola diocesana e os últimos seis em uma escola administrada pelos oblatos de São Francisco de Sales.
“Não posso dizer que já fui um católico praticante”, admitiu ele. “Eu ia à missa no domingo, mas nunca fui à adoração [ao Santíssimo]. Eu realmente não rezava o terço. Eu ia a uma dessas escolas que eram meio católicas no nome… Então, na verdade, eu me afastei da fé quando cheguei à Northern”.
Agora, graças a uma missionária do programa de evangelização universitário católico FOCUS que conheceu na faculdade, ele vai ingressar no Seminário St. Paul, em Minnesota, no fim do mês.
Depois de uma missa de véspera de Natal durante seu primeiro ano na faculdade, uma missionária que Heller conhecia da escola primária aproximou-se dele. Ela o convidou para eventos no campus e ele foi.
“É engraçado porque meu dormitório ficava de frente para o Catholic Campus Ministry Center e eu estava na lista de e-mails do Catholic Campus Ministries e tinha cancelado minha inscrição”, disse ele.
Ele então conheceu outro missionário da FOCUS que começou a passar mais tempo com Heller e, lentamente, começou a envolver-se mais, liderando estudos bíblicos e outros eventos de discipulado.
Em dezembro de 2022, Heller estava a caminho da missa antes de voltar para casa para as férias de inverno quando o padre da igreja, que tinha sido diretor de vocações da diocese, disse que ele deveria pensar em ser padre.
“Eu meio que ri tipo: Ha ha Padre, sim, isso é engraçado. E ele disse: Não, estou falando sério”, disse Heller. “Na minha cabeça eu estava tipo: só porque um cara vai à missa diariamente não significa que ele quer ser padre”.
Heller “deixou isso de lado por quatro meses”, mas o assunto ficou na cabeça.
Como filho único que queria se casar e ter filhos, ele considerou o diaconato. Depois de participar do congresso eucarístico de sua diocese e assistir uma ordenação, Heller começou a pensar que talvez não devesse ignorar a ideia. Ele começou a direção espiritual e foi aceito no seminário em janeiro deste ano.
Então isso significa que ele vai guardar a barra de levantamento de peso completamente? Não exatamente.
Durante uma reunião com seu bispo, Heller detalhou como é sua rotina de exercícios e perguntou se ele conseguiria continuar levantando pesos.
“Ele disse que apoiaria, mas obviamente se os estudos fossem mal ou a vida espiritual não estivesse se desenvolvendo, então o levantamento de peso teria que acabar”, disse.
Quando Heller visitou o seminário, ele ficou surpreso ao descobrir que o reitor do programa propedêutico é, na verdade, um levantador de peso e tem uma academia no porão com todos os equipamentos que Heller precisa, o que ele considerou obra da Providência.
“Acho que Deus realmente quer que eu faça isso”, disse Heller rindo.
O futuro seminarista disse ver muitos paralelos entre aptidão física e fé.
“O princípio da concupiscência — somos atraídos pelo pecado e temos que fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para combatê-lo. Eu comparo isso a uma barra e à gravidade”, disse ele. “Quando chego lá na plataforma de levantamento de peso, essa barra está no chão, e se eu não estou fazendo nada, ela fica no chão. Mas por meio de esforços repetidos ao longo do tempo, por meio de muitas dificuldades, eu tiro a barra do chão e a barra só fica fora do chão enquanto eu a tiro do chão. Da mesma forma, para um homem que tenta combater o pecado: ele tem que ter esse esforço contínuo, essa tenacidade em um sentido, para manter a barra fora do chão, para evitar que ele peque”.
Por enquanto, Heller está se preparando para começar as aulas no seminário em 3 de setembro e não sabe o que vem a seguir no levantamento de peso. Mas ele disse que “não precisa saber o que vem a seguir. Nós descobriremos quando chegar a hora… Se Deus quiser que aconteça, acontecerá”.