Santa Flora / Santo Eulógio

Santo do dia 11 de março

Os mártires são verdadeiros luzeiros que nos iluminam com a luz de Cristo e nos chamam ao testemunho radical da fé. Santa Flora, nascida na cidade de Córdoba, foi uma portadora desta Luz do Mundo, por isso recordamos neste dia o seu testemunho. Na época de Flora, os cristãos estavam sendo duramente perseguidos por fanáticos árabes, que defendiam uma “Guerra Santa em nome de Maomé”, onde se buscava destruir o culto a Cristo. Ela aprendeu da família, o amor e a fidelidade ao Cristo e carregava consigo o testemunho de santidade de seu irmão mártir; desta forma, ao ser pega pela segunda vez, acabou jogada numa prisão, interrogada e até torturada, mas como não abandonava a fé no Deus Vivo, foi condenada à morte. Um padre santo que visitou Flora na cadeia, testemunhou: “Eu toquei com minhas mãos nas cicatrizes de sua cabeça e de seu rosto desfigurado pelo sofrimento”. Santa Flora viveu no século IX, com firmeza e na alegria da fé, de quem receberia, como de fato conquistou, a Vida Eterna.

Santa Flora, rogai por nós!

_____________________________________________________________________

Santo Eulógio

Resultado de imagem para Santo Eulógio

Deixou muitos escritos para a Igreja, principalmente sobre o martírio. Nascido em Córdova, Espanha, no século VIII, descobriu seu chamado ao sacerdócio e fez um ótimo caminho formativo, também nas áreas da ciência, aprofundando-se nas ciências teológicas.

Era um homem de muito estudo, oração e amor.

A Espanha foi afetada por invasões e o príncipe perseguia cruelmente a Igreja, prendendo e matando a muitos cristãos.

São Eulógio deixou muitos escritos, com testemunhos de mártires e santos, assim como obras apologéticas e a ‘Exortação ao martírio’, que escreveu na prisão.

Ele foi decapitado no dia 11 de março de 859, recebendo a coroa da vida imortal.

Santo Eulógio, rogai por nós!

 

Outros Santos do mesmo dia: São Constantino, São Sofrônio, São Vindiciano, São Bento de Milão, São Engo, Santa Áurea, Beato Cristóvão Macassoli, Beato João Batista de Fabriano, Beato Tomás Atkison e Beato João Kearney.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 − catorze =