Sagrada Família

    O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. (cf Lc 2,40)

     Celebramos neste Domingo dentro da oitava de Natal, a Solenidade da Sagrada Família. A Sagrada Família deve ser um exemplo e modelo para todas as famílias. Com certeza Nossa Senhora foi catequista de Jesus em casa, lhe ensinando as primeiras orações do povo eleito. José foi um pai amoroso e com certeza ensinou o ofício de artesão a Jesus. E Jesus como vimos no Evangelho era obediente aos seus pais e crescia em sabedoria, estatura e graça.

    Logicamente como todas as famílias, a Sagrada Família tinha seus afazeres diários: Maria cuidava da casa e da educação na fé de Jesus e José trabalhava, trazendo o sustento para casa e cuidando da família, como um faz todo chefe de família. E Jesus como todas as crianças, brincava, estudava e era fiel aos seus pais.

    Que a Sagrada Família de Nazaré inspire todas as nossas famílias no respeito mútuo, no cuidado e no amor. Que o marido seja fiel à sua esposa e vice-versa e os filhos obedientes aos seus pais.

    A festa da Sagrada Família sempre se celebra no Domingo seguinte ao Natal, contudo se o Natal cai no Domingo, essa festa se celebra no dia 30 de dezembro. Mas, quase todos os anos, cai no Domingo para que um maior número de fiéis possa participar da celebração.

    Na Sagrada Família nasceu e cresceu o Verbo de Deus para que depois assumisse a sua missão no mundo. O modelo de amor e cumplicidade da Sagrada Família deve inspirar todos os lares cristãos. Que todas as famílias nos dias de hoje tenham recursos necessários para dar educação básica para os seus filhos, juntamente com o alimento e o cuidado da saúde.

    A partir de Maria e José, que permitiram que o Verbo de Deus nascesse e crescesse em seu meio, foi permitido que a Palavra de Deus se fizesse carne em nosso meio e Deus pôde revelar a sua face. As leituras desse domingo anunciam o sentido da família.

    A primeira leitura (Eclo 3,3-7.14-17a), nos fala claramente do quarto mandamento da lei de Deus, que é honrar pai e mãe. E quem cuida da sua mãe até a velhice cobre uma multidão de pecados. Por fim, o autor sagrado pede que os filhos cuidem de seus pais na velhice e ampare e cuide deles na velhice, pois dessa maneira juntaremos tesouro no céu.

    O salmo responsorial 127(128), diz em seu refrão que “feliz é aquele que teme o senhor e trilha os seus caminhos”, e uma maneira de trilhar o caminho do Senhor é cuidando da família e cumprindo os seus mandamentos. Cada pessoa deve dar graças a Deus pela família que tem e todo homem será abençoado por temer o Senhor e cumprir os seus mandamentos.

    Na segunda leitura (Cl, 3,12-21) São Paulo diz aquilo que deve existir em uma família, o perdão, o amor e a misericórdia. Se um tiver queixa contra o outro, deve sentar e conversar e pedir perdão um ao outro e não dormir brigados. Aliás esse foi também o conselho do Papa no Ângelus deste domingo. Sentar-se com os filhos e educá-los com amor e chamar-lhes atenção se fizerem algo errado. Assim deve ser uma família, constituída sob a graça de Deus.

    O Evangelho (Lc 2, 22-40), relata a apresentação do menino Jesus no templo, ou seja, oferecem e consagram a Deus o Filho que acabaram de ter. Encontram-se com Simeão, um profeta que não saía do templo dia e noite e disse que lhe fora prometido que não morreria sem antes ter visto o Messias. Simeão tomou o menino nos braços e disse: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (cf Lc 2, 29-33).

    E, ainda, disse que o menino seria causa de queda e soerguimento para muitos em Israel e que quanto a Maria que uma espada traspassaria a sua alma. Ou seja, Simeão profetiza que muitos iam se reerguer em Israel através das palavras de Jesus, deixariam as suas vidas de pecado e aceitariam os planos de Deus em sua vida. E a espada que atravessaria a alma de Nossa Senhora, é a grande dor que ela sentiria com a morte de Jesus, na Cruz. O menino seria sinal de contradição, pois alguns acreditariam em suas palavras e outros não.

    Depois que voltaram para casa o Menino Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça e era obediente aos seus pais. A graça de Deus acompanhava o menino.

    Celebremos com alegria o dia da Sagrada Família, pedindo que a nossa família possa ser reflexo da sagrada família. Que os nossos filhos cresçam em estatura, sabedoria e graça e possam ser obedientes aos seus pais. E que os pais possam se amar mutuamente e juntos superarem todos os problemas.

    Ainda estamos celebrando o Natal, vivenciando a oitava do Natal, podemos ainda trazer em nosso coração o espírito natalino e desejar uns aos outros Feliz Natal. Que possamos ainda trazer em nosso coração sentimentos de esperança e paz que Jesus traz com o seu nascimento. Que possamos ir em família a Igreja esse Domingo e pedir que Deus abençoe a nossa família e a livre do todo o perigo.

    Que todas as famílias sejam abençoadas pela Sagrada Família.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here