Rio promove diálogo sobre o modelo APAC de prisão humanizada

No sábado, dia 28 de janeiro, às 15h, o Centro Cultural fato e Presença promove no Rio de Janeiro uma mesa redonda com o tema “A Experiência da APAC: Um método de humanização no sistema penitenciário”. Está confirmada a presença de:
•    José Mariano Beltrame, ex-secretário de segurança do Estado do Rio de Janeiro;
•    Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, Juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça;
•    Valdeci Antônio Ferreira, diretor da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados;
•    Roberto Donizetti de Carvalho, ex-detento, gerente de metodologia da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC)

Esta mesa contará com diversos testemunhos sobre o dia a dia de quem frequentou as APACs em seus mais diversos pontos de vista: como juiz, como agente penitenciário e como recuperando. Neste método, através de um vínculo de amizade que se compromete com a realidade, é introduzida uma mudança em nível social e político.

O Centro Cultural Fato e Presença é uma entidade sem fins lucrativos, nascido da iniciativa de amigos que fazem parte do Movimento Católico Comunhão e Libertação, e que busca promover o diálogo entre a Fé e a Razão através de eventos como mesas redondas, palestras e outras formas de manifestação cultural.

A mesa-redonda faz parte da terceira edição do evento intitulado Rio Encontros que ocorre durante todo o fim de semana (27 a 29 de janeiro) e cujo tema geral é “Dinheiro, filhos, trabalho, saúde, tudo é sério. E a vida?”. As atividades são todas gratuitas, abertas a todos, com programação também para crianças. Informações no site: http://www.rioencontros.org.br/

Durante o Rio Encontros também estará disponível para visitação a exposição “Do Amor Ninguém Foge: A Experiência da APAC no Brasil”. O percurso é composto por textos, fotos e vídeo, e pretende ser um desafio ao critério com o qual normalmente olhamos para quem erra, cheios de preconceitos e objeções. Não pedimos ao visitante que, a priori, apague os pensamentos com que chega à mostra, mas que tente submeter a razão à experiência que vai encontrar.

Local do evento: Colégio Zaccaria, Rua do Catete, 113, Catete. Rio de Janeiro.

 

Fonte: Encontros Rio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here