As chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul apontam para uma necessidade de mudança na relação das pessoas com o meio ambiente, a Casa Comum. Foi nessa perspectiva que duas comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propuseram uma live para refletir sobre “O bem-viver frente à emergência socioambiental-climática”. O encontro transmitido pelas redes sociais da CNBB, na noite de terça-feira, 28 de maio, foi ocasião também para rezar e escutar as pessoas que enfrentam a situação de perto.
O bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB, dom José Valdeci dos Santos Mendes, falou que aquele encontro foi momento “de refletir e demonstrar comunhão com nossos irmãos”.
Já o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão para a Ecologia Integral e Mineração da CNBB, dom Vicente Ferreira, fez memória dos falecidos, chamou atenção para a construção de um processo de reparação e apontou para a esperança e a conversão ecológica.
“Precisamos sonhar uma rede de solidariedade para construção de um tempo novo”, disse dom Vicente.
Também participaram da live mulheres que estão na linha de frente mobilizando e realizando ações de emergência. Também os bispos da região puderam partilhar suas impressões. O arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB. dom Jaime Spengler, destacou que a tragédia que afeta o Rio Grande do Sul recorda a todos, como Jesus no Evangelho, “a necessidade de vigilância, de cuidado e de atenção constantes”. Para ele, a Igreja precisa “esperançar” o povo, e a mística e a fé podem contribuir nessa tarefa.
O arcebispo de Santa Maria e presidente do Regional Sul 3, dom Leomar Antônio Brustolin, ressaltou a preocupação com a saúde das pessoas e a necessidade de retomar os ensinamentos da encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum, do Papa Francisco.
Assista à live na íntegra: