Rio de Janeiro (RV) – Neste sábado, dia 10 de setembro, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro agradeceu ao Deus de Misericórdia pela canonização de Santa Teresa de Calcutá e celebrou também o ‘Jubileu Extraordinário da Vida Consagrada’.
A Santa Missa, celebrada na Catedral Metropolitana, foi presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta. A Eucaristia contemplou a rica variedade de dons e carismas que o bom Deus cumula a sua Igreja, reforçando o compromisso dos consagrados e consagradas, e de todo o povo de Deus, de caminharem sempre mais em unidade, a fim de que nosso mundo seja contagiado pela misericórdia de Deus e fortaleça a paz, a justiça, a fraternidade e o amor.
O dia celebrativo teve início com a procissão, benção e passagem dos consagrados e consagradas pela Porta Santa na Catedral, juntamente com Dom Orani, seus bispos auxiliares e eméritos, vigários episcopais, sacerdotes, diáconos, seminaristas e todo o povo de Deus presentes na cerimônia.
Santa Missa
Em sua saudação inicial de acolhida a todos os que estavam presentes na Catedral e aos que assistiam e ouviam pela Rede Vida de Televisão, WebTV Redentor e Rádio Catedral FM – que transmitiram, ao vivo, toda a celebração –, o vigário episcopal para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades, Dom Roberto Lopes, citou algumas instituições inspiradas em Santa Teresa de Calcutá, pela sua obra de evangelização e seu exemplo de misericórdia para com o próximo.
Homilia de Dom Orani
Em sua homilia, Dom Orani abordou as atividades realizadas pela Igreja no Rio com a finalidade de atender os irmãos em situação de rua, além de citar a importância da vida de Santa Teresa de Calcutá para as instituições de caridade no Rio de Janeiro. O Cardeal reforçou ainda a presença de Madre Teresa e das Irmãs Missionárias da Caridade na cidade e recordou o trabalho que elas realizam através de suas casas em Bonsucesso, Realengo e na Lapa.
A Santa Missa também contou com a participação de alguns convidados ligados à Santa e ao processo de canonização, dentre eles, o casal Marcílio e Fernanda acompanhados de seus filhos Murilo e Mariana, que a tornou possível – o Santo Padre, Papa Francisco, reconheceu um milagre atribuído à religiosa: a cura inexplicável de Marcílio Haddad Andrino, ocorrida em dezembro de 2008, que se recuperou dos múltiplos tumores no cérebro.
Benção da Imagem da Santa Teresa de Calcutá
Com a conclusão da Celebração Eucarística, o pároco da Catedral Metropolitana de São Sebastião, Monsenhor Joel Portella Amado, convidou todos a participar da cerimônia de benção da imagem de Santa Teresa de Calcutá, na Praça do Papa, localizada na área externa da igreja. Com intermediação do governo da Albânia – local de nascimento de Madre Teresa –, a imagem foi doada por uma família muçulmana, e posicionada com os olhos voltados para o Cristo Redentor e a Catedral, representando o seu amor por Deus e pela Igreja.
A superiora provincial da congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá no Brasil, Irmã Maria do Carmo, participou de toda a celebração e falou sobre o amor incondicional por Deus e pela Igreja que moveu a vida da Santa.
O coral do projeto ‘Uma só Voz’, composto por irmãos em situação de rua, participou da Santa Missa e da benção da imagem de Santa Teresa de Calcutá, animando todos os fiéis presentes.
Assistência aos mais pobres entre os pobres
Inspirados nas ações de Santa Teresa de Calcutá, que cuidava e atendia os mais pobres entre os pobres, a Arquidiocese do Rio realizou durante toda a manhã de sábado, dia 10, simultaneamente com as celebrações, uma ação sociorreligiosa no CIEP José Pedro Varela com atendimentos nas áreas da saúde, higiene, cidadania (emissão de documentos), cultura e assistência religiosa, que contou com a participação, parceria e apoio de diversas congregações, comunidades e instituições.
Fonte: Rádio Vaticano