Rezar o terço em família!

    O mês de maio na Igreja é o Mês Mariano. Na minha casa, no seio do amor matrimonial de meus pais, aprendi desde a tenra idade a rezar o terço em família. O Papa Francisco, em feliz iniciativa, em tempos de pandemia do COVID 19, chama a todo o mundo católico a dedicar mais a Nossa Senhora, seja pela oração do Santo Terço ou outras orações marianas ao longo do dia. Rezar o terço é muito importante para o católico pois nos aproxima de nossa Mãe do Céu, a oração do terço nos acalma, cessa conflitos, traz paz para as famílias e nos santifica. Agora durante esse mês de maio podemos ver um horário especial para podermos rezar o terço em família para que toda a família possa estar na presença de Deus e sentindo o calor de Nossa Senhora.

    Na Igreja existem grupos que se reúnem para rezar o Terço, grupo do terço dos homens, terço das mulheres, apostolado da oração e grupos de oração que iniciam seus encontros rezando o terço. Grupos que se reúnem para rezar as mil ave marias colocando como intenção a Santificação do Clero e paz no mundo. É claro que durante esse tempo de Pandemia não podemos estar fisicamente na Igreja para rezar, mas podemos rezar através das mídias católicas como a Tv, rádio e internet. Estamos agora nas “ondas das lives” podemos fazer uma “live” com amigos ou família rezando o “Santo Terço”. E é claro quando acabar a pandemia nos reunirmos novamente na igreja para rezarmos juntos o terço.

    No início do terço podemos apresentar as nossas intenções para aquele momento de oração, podemos pedir pela santificação do clero, pelo Papa, pelo Bispo, pela santificação das famílias e pela paz no mundo. Podemos pedir de maneira especial nesse período que Nossa Senhora nos livre dessa pandemia que estamos enfrentando, que ela passe na frente dos médicos e enfermeiros e possamos achar a cura para essa doença e logo podemos voltar a nossa vida normal.

    Nossa Senhora já ajudou a cessar muitas guerras e conflitos trazendo a paz e a superar muitas pestes e pandemias, como a gripe espanhola no século XVIII e com certeza pedindo com fé ela nos ajudará nesse momento que estamos enfrentando.

    Assim como a Missa é uma ação de Graças a Deus pelos benefícios que ele nos concede todos os dias, a Oração do terço também é uma grande ação de graças que podemos oferecer a Nossa Senhora, agradecendo a ela as graças que recebemos todos os dias através da oração do terço. Ao rezar é o terço, recitando as ave-marias é como se estivéssemos oferecendo “rosas” a Nossa Senhora, rosas de amor e de fé. Maria nos leva até Jesus, é a nossa intercessora por nós junto ao Pai.

    A reza do terço inclusive é um pedido de Nossa Senhora a nós, numa de suas aparições em Fátima ela transmite aos Pastorinhos e estende ao mundo inteiro pedindo para que rezem o terço para alcançar a paz. Ela nos prometeu a paz e muitas outras graças mediante esta oração, feita com o coração. Nos dias atuais, o seu pedido continua veemente, visto que a situação do gênero humano é censurável, devido ao afastamento de Deus e, consequentemente, do abandono dos valores morais.

    A Oração do Terço é também um meio pelo qual podemos aprofundar o nosso relacionamento filial com a Santa Mãe de Deus. Ao rezarmos cotidianamente, vamos estreitando os laços de amor e amizade com a Santíssima Virgem, Ela que é portadora da Misericórdia Divina e medianeira de todas as graças que Nosso Senhor Jesus Cristo tem reservado para nós.

    O Papa Francisco ensina que: “A oração do Terço é a oração dos humildes e dos santos que, nos seus mistérios, com Maria contemplam a vida de Jesus, rosto misericordioso do Pai. E quanta necessidade todos temos de ser realmente consolados, de nos sentir envolvidos pela sua presença de amor!” https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-03/papa-francisco-videomensagem-oracao-terco-italia-coronavirus.html, último acesso em 30 de abril de 2020)

    Por isso neste mês de maio o Papa Francisco convoca todos os católicos para rezar o terço em família ou individualmente pelo fim da pandemia e pela vacina para combater o COVID 19: “Queridos irmãos e irmãs, contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, nossa Mãe, nos tornará ainda mais unidos como família espiritual e nos ajudará a superar esta provação. Eu rezarei por vocês, especialmente pelos mais sofredores, e vocês, por favor, rezem por mim. Eu lhes agradeço e os abençoo de coração.” (https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-04/papa-francisco-intensificar-terco-maio-duas-oracoes.html, último acesso em 30 de abril de 2020)

    É bom recordarmos que existe o Instituto “Mater Christi”, do qual há 50 anos sou seu Diretor e Presidente, desde 1954, até a presente data, tem como COMPROMISSO assumido solenemente pelos seus membros, de REZAR diária e continuamente, pela Santificação dos Sacerdotes e pelas Vocações Sacerdotais.

    Portanto meus irmãos, aproveitemos esse mês de maio para juntos em família resgatar essa oração muito bonita e significante para nós que é o Santo Terço, colocando as nossas intenções e sobretudo o fim da Pandemia.

    Como é bom rezar o terço em família! Vamos fazer esse gesto de fé! Santa Maria, rogai por nós que recorremos a Vós!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here