Repam oferece série radiofônica Laudato Si em português

Depois de apresentar a Encíclica Laudato si em versão em áudio, em português, agora a RV coloca o documento à disposição em nossa página e o transmitirá aos domingos, no programa vespertino.

A adaptação radiofônica da mensagem do Papa tem 20 capítulos, de dez minutos cada, com o objetivo de despertar para consciência sobre a cidadania ecológica e alertar para a necessidade de mudar o estilo de vida consumista e a cultura do descarte, não sustentável.

Todo o material está disponível para download gratuito e pode ser utilizado em momentos de formação nas comunidades.

Proposta

No primeiro capítulo, São Francisco interage com a Irmã Terra, encontrando, nos sucessivos, os diferentes elementos do nosso entorno: ar, pássaros, mar, gelo, milho, sol, peixes, e assim por diante, com as criaturas que se vêm cada vez mais castigadas pela irresponsabilidade dos seres humanos e nossas iniciativas depredadoras do meio ambiente.

A série é oferecida a estudantes, professores, catequistas, comunicadores e emissoras de rádio. O material pode ser utilizado para estudos na família e em comunidade. 

Introdução

O personagem, representando São Francisco, regressa para dialogar com todos os seus irmãos e irmãs da criação. Volta para experimentar a indignação de todo o dano realizado sobre nossa casa comum, e para olhar como se pôs em risco de morte o futuro da humanidade e o de tantas espécies de flora e fauna que ele bem sabe que são  poemas de Deus e promessa de futuro. Aparece entre nós com seu olhar claro e amoroso para chamar-nos mais uma vez a uma conversão profunda e radical que nos tire deste caminho suicida como humanidade. Vem de volta  aos nossos corações para convocar-nos a reconhecer o próprio Deus em toda a criação.

Para a Repam, este é também o chamado a  reconhecer a urgência da “conversão ecológica” à qual o Papa Francisco nos está convocando e na qual nos pede “em nome de Deus, que defendamos a mãe Terra”. Essa novela aparentemente improvável, reflete o dom maravilhoso de uma das Cartas mais importantes de todos os tempos para a humanidade, a Encíclica “Laudato Si’” – Louvado sejas – sobre o cuidado de nossa casa comum”.

Fonte: Rádio Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

12 − 5 =