A Igreja e o Governo da Índia partilham um desejo e um augúrio: ver o Papa Francisco em Goa por ocasião da exibição especial das relíquias de São Francisco Xavier, prevista para dezembro de 2014, na festividade do Santo (3 de dezembro), que a Igreja proclamou “Padroeiro das Missões”.
Segundo a Agência Fides, Shripad Naik, parlamentar do “Baratya Janata Party” (partido do premiê indiano Narendra Modi) e Ministro do Turismo no novo governo da União Indiana, “o Papa Francisco é bem-vindo a Goa”. Ele afirmou ter pedido ao Ministério do Exterior da Índia e à Igreja indiana para convidar o Pontífice para a ocasião.
As relíquias do Santo evangelizador da Ásia, sepultado em Goa, são expostas para a veneração dos fiéis a cada 10 anos.
Em Goa, os fiéis católicos constituem cerca de 30% da população do pequeno Estado na costa ocidental, que no total conta 1,4 milhões de habitantes. Por ocasião da festa do Santo, em 3 de dezembro, todos os anos, mais um milhão de fiéis, católicos e não, realizam uma peregrinação em Goa para homenageá-lo e pedir graças especiais.
Francisco Xavier, um dos companheiros de Inácio de Loyola, foi enviado a Goa como Núncio apostólico em 1541 a pedido do Rei de Portugal. Evangelizou a Índia e o Japão e chegou também à China, na ilha de Shanchuan, onde morreu em 1552. O seu corpo foi primeiro levado a Malacca e depois, em 1637, após a sua canonização ocorrida em 1622, depositado pelos jesuítas na Basílica do Bom Jesus, em Goa.
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Goa