Regional Sul 3 promove Encontro dos Organismos

Durane o evento houve o planejamento de atividades para os próximos anos

“Foi muito produtivo com momentos fortes de estudo e diálogo no encontro de linhas que possam sintonizar sempre mais o passo da Igreja no Rio Grande do Sul. Tenho muita esperança porque vemos uma participação engajada daqueles que compõem os organismos. Há um desejo de participação e de construir uma caminhada em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, afirma o arcebispo da arquidiocese de Porto Alegre (RS) e presidente do regional Sul 3, dom Jaime Spengler, sobre o Encontro dos Organismos, ocorrido na capital gaúcha, de 17 a 18 de novembro.

O evento reuniu cerca de cinquenta pessoas que fazem parte da presidência do regional Sul 3, do Conselho Episcopal Pastoral (CEP), da Equipe de Coordenadores Diocesanos de Pastoral, da Equipe de Coordenadores Regionais de Setores e Serviços e da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Rio Grande do Sul.

O objetivo foi  discutir assuntos e eventos importantes do regional para os próximos anos, como a partilha do Projeto de Iniciação à Vida Cristã, o Encontrão da Catequese, o Bote Fé, a Jornada Mundial da Juventude e as linhas de ação do regional Sul 3.

Iniciação à vida Cristã

Segundo o bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre e assessor do tema sobre a iniciação à vida cristã, dom Leomar Brustolin, muitas dioceses estão bem avançadas e preocupadas em integrar cada vez mais a vida cristã na comunidade.  “Todas têm uma grande preocupação de integrar os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia para formar discípulos de Jesus Cristo, valorizando a comunidade, destacando a leitura orante da Palavra de Deus e, principalmente, indo ao encontro daqueles que se afastaram da comunidade. É um sinal de grande esperança para o Rio Grande do Sul. É uma renovação da própria paróquia a partir da iniciação à vida cristã, pois o tempo é de esperança”, declara.

Evangelização da Juventude

Para a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, irmã Zenilde Fontes, a realização da partilha da caminhada da juventude neste último biênio referente ao período de 2014 a 2015 foi uma proposta de viver em conjunto com todas as dioceses o Projeto #EmMissão. “O projeto teve como ponto de partida uma vivência missionária no Paraguai, teve formação pelas Províncias Eclesiásticas, Escola de Formação para Assessores e subsídio celebrativo. As atividades tiveram como evento celebrativo a Segunda Edição do Bote Fé, no dia 1º de novembro em Porto Alegre. O processo de evangelização da juventude continua e com planejamento para a Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, na Polônia, em 2016”, reiterou.

Pascom

Durante o encontro, houve reunião da Pastoral da Comunicação  do Rio Grande do Sul. Na ocasião, a coordenadora da Pascom/RS, Dorcelina Gomes, entregou ao arcebispo Jaime Spengler o projeto regional da Pastoral da Comunicação referente ao período de 2016 a 2019.

Ordenação presbiteral

Ainda no encontro, os presentes também prestaram homenagem a dom Jaime Spengler pelos seus 25 anos de ordenação presbiteral. Já durante a noite, houve celebração eucarística na catedral metropolitana de Porto Alegre, presidida por dom Jaime com a presença do clero da arquidiocese, leigos e participantes do Encontro dos Organismos.

Com informações e foto do regional Sul 3 da CNBB

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here