Rede social católica organiza retiro virtual inaciano

Uma oportunidade para buscar ajuda nos exercícios espirituais e direcionar o seu caminho para a Verdade e a Vida

Amaior dúvida das pessoas é saber qual é a sua missão. Por que vim ao mundo? Por que existo? Para onde vou? Se você ainda não se fez estas perguntas, meus parabéns! Você ainda está na fase do egoísmo. Não se sinta mal por isso, pois a maioria das pessoas iniciam suas vidas querendo fazer aquilo que lhes dá prazer e que traz alegria.

Já reparou como uma criança de um ano de idade gosta de chamar a atenção? Quando todos ao redor riem de algo que fez, ela continua, pois vê a todos como sua plateia. Crianças gostam de ser o centro das atenções. Mas a criança cresce, e aquelas coisinhas engraçadinhas que fazia já não têm graça,  deixa de ser o centro das atenções. Nós nascemos egoístas. Mas isso não quer dizer que uma criança tenha pecados, pois isto que ela faz é inconsciente, inocente (e sempre será lindo e engraçado, convenhamos).

Crescemos, somos educados por nossos pais, ou alguns pelos tios, ou um parente, ou até mesmo em algum orfanato. De alguma forma algo nos influencia. A trajetória de vida, as experiências boas e as ruins, tragédias, vitórias, traumas, o mundo ao redor colabora com a nossa personalidade (para o bem ou para o mal). Alguns destes fatores nos recordamos com facilidade, outros no entanto, ficam guardados no nosso subconsciente e muitas vezes jamais serão acessados.

Podemos passar uma vida inteira sem saber de onde viemos e para onde iremos, mas o fato é que, pelo amor que Deus tem por nós, algum dia caímos em si e nos perguntamos quem somos. É neste momento que em nosso interior, brota uma vontade cada vez mais ardente de conhecer esse imenso abismo interior que existe dentro de nosso coração.

Tudo o que existe tem uma finalidade. A garrafa de café serve para manter seu conteúdo quente. Uma xícara serve para tomar café. Até mesmo um simples objeto de decoração tem o seu valor quando bem colocado dentro de um ambiente. Tudo possui um serviço, caso contrário não precisaria existir. Nós nascemos para um objetivo, para um serviço. Quem nos deixou nascer nos quer de volta e tenta de todas as formas se conectar conosco. Deus nos permitiu viver e pode ter certeza que, se você está lendo este artigo, é porque Ele quer e permite. Você ainda vive porque Deus tem uma missão para você, algo que somente você pode realizar.

Sabe aquele acontecimento impressionante que você para tudo e fica imaginando como que aconteceu? Fica imaginando… mas como que pode? Você fica impressionado quando de repente um amigo que você não vê há muito tempo envia um link para algo de que você precisava. Esses acontecimentos não são o acaso ou a sorte. Isto chama-se Providência Divina. É Deus quem age na nossa vida em absolutamente tudo, para que nós, miseráveis e rebeldes, possamos ao menos voltar a nossa atenção para o único necessário, a única razão de estarmos vivos: Deus Pai.

Algumas pessoas têm consciência de tudo isso que estou dizendo, mas ignoram ou simplesmente não sabem o que fazer. Não adianta dizer que você não tem problemas, porque cedo ou tarde virão momentos de queda. Enquanto estivermos vivendo aqui na terra não teremos uma felicidade perfeita e completa, pois não vemos a Deus (Coríntios 13). Em algum momento da sua vida você terá que responder esta pergunta: por que eu existo?

Jesus disse porque ele veio: veio para dar testemunho da verdade. Ele veio aqui neste mundo para morrer. Já sabia de tudo o que lhe aconteceria e sofreu as dores de um ser humano como outro qualquer, com exceção do pecado. Nós também viemos ao mundo para morrer, obviamente, esta é a nossa única certeza. O restante não sabemos. Mas uma coisa é certa, podemos mudar o percurso do nosso caminho por um ato de vontade. Sou eu quem digo: vou por este ou aquele caminho. E com ousadia e confiança eu me lanço no caminho que decidi seguir.

O caminho nós sabemos, é Jesus. É lá que encontraremos a verdade e a vida. O negócio é como seguir este caminho porque está difícil até mesmo entrar nele.

Há diversos meios para se conseguir isso, um deles é exercitar o nosso espírito para um conhecimento do ser interior. Nós precisamos exercitar o corpo. É importante para a nossa saúde. Mas esquecemos da nossa alma. Por isso temos uma geração de pessoas saradas dentro das academia e vazias por dentro. Corpos perfeitos mas a alma podre.

Não é fácil educar o espírito. Os impulsos da carne geralmente falam mais alto. Quando estamos com fome temos que comer logo… algumas pessoas ficam até de mau humor quando estão com fome. Isto é o que chamamos de “a marcha para o brejo” (para não dizer inferno). É ser dominado pelo corpo, que dita nosso agir. Com os exercícios espirituais podemos treinar o nosso espírito para que domine o corpo e com garra e oração poderemos pouco a pouco avançando para o conhecimento da vida interior.

Nesta batalha contra o que ninguém vê está a sua alma! É buscando os exercícios espirituais que poderemos direcionar ou redirecionar o nosso caminho para a Verdade e a Vida. Se o próprio Jesus se retirou no deserto para buscar fortificar o espírito para tudo o que iria enfrentar, imagine nós?

A rede social Hozana propõe uma semana de exercícios espirituais para você. Basta clicar aqui para participar! Esse retiro de 7 dias vai proporcionar a experiência do silêncio e meditação. Começa amanhã, dia 24 de julho. Não deixe de se inscrever clicando aqui.

Por Marcela Buback Del Antonio, do Hozana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here