Reconciliai-vos!

    Estamos para iniciar a Semana Santa. Tempo de graça e de renovação espiritual. Para que possamos viver bem os mistérios da Paixão, morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo é necessário uma boa e completa confissão auricular(Na realidade a confissão comunitária é uma exceção que se concede sem dia e hora marcadas, somente quando os sacerdotes estando atendendo confissão auricular, não havendo tempo hábil, procedem a absolvição geral, sendo que quem se beneficiou desta exceção deverá se confessar individualmente o quanto antes).

    Você sabe o que é um pecado? O pecado é uma palavra, um ato ou um desejo contrário à lei eterna; “é uma falha contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana.” (cf. CIC 1849). Por esse motivo, a conversão traz, ao mesmo tempo, o perdão de Deus e a reconciliação com a Igreja, e é isso que o Sacramento da Penitência e da Reconciliação exprime e realiza liturgicamente.

    Os pecados distinguem-se segundo a sua gravidade em mortal e venial. O pecado mortal destrói a caridade no coração do homem por uma infração grave à Lei de Deus. Desvia o homem de Deus, que é o seu último fim, a sua bem-aventurança, preferindo um bem inferior. O pecado venial deixa subsistir a caridade, embora ofendendo-a e ferindo-a. Para que um pecado seja mortal requerem-se, em simultâneo, três condições: “É pecado mortal o que tem por objeto uma matéria grave, e é cometido com plena consciência e com propósito deliberado”.

    O Papa Francisco, no dia 29 de março, procedeu a uma celebração penitencial na Basílica de São Pedro, quando ele nos ensina que a confissão é o caminho da passagem da miséria para a misericórdia: “Sem Deus, não se pode vencer o mal: só o amor d’Ele eleva por dentro; só a sua ternura, derramada no coração, é que torna livre. Se queremos a libertação do mal, temos de dar espaço ao Senhor, que perdoa e cura; e fá-lo sobretudo através do Sacramento que estamos prestes a celebrar. A Confissão é a passagem da miséria à misericórdia, é a escrita de Deus no coração. Sempre que nos abeiramos dela, lemos que somos preciosos aos olhos de Deus, que Ele é Pai e ama-nos mais de quanto nos amamos a nós mesmos”. https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/homilia-do-papa-francisco-na-celebracao-da-penitencia-290319/, último acesso em 10 de abril de 2019.

    Vamos pedir a Deus perdão de nossos pecados! Acorramos ao confessionário e, diante do Crucificado, peçamos perdão de todos e cada um de nossos pecados. Tendo recebido o perdão de nossos pecados vivamos a graça de Deus e vamos dar testemunho da misericórdia de Deus que vence toda a miséria humana e nos torna santos e imaculados. Que caminhemos com Cristo pela Semana Santa testemunhando a graça da santidade que a Cruz e a Ressurreição opera na vida de cada um de nós!

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here