QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA

    “Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15,5)

    O Quinto Domingo da Páscoa, em sua Liturgia, nos apresenta a reflexão sobre a nossa união a Cristo, onde que somente unidos a ele temos o real acesso a Vida Verdadeira. O convite é que nos desdobremos em vivenciar a liberdade verdadeira e a herança eterna, naquele que não mediu esforços em ser a Videira e a Fonte fecunda de Salvação.

    O Evangelho narrado por São João (Jo 15,1-8), Jesus se apresenta com a “Videira Verdadeira”, sendo aqueles que permanecem com ele dará muitos frutos. Por isto, Jesus convida seus discípulos a permanecerem fiéis a ele: “Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (…) Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedí o que quiserdes e vós será dado. (cf. Jo 15,5.7). Portanto, permanecer em Cristo é o meio de serem as verdadeiras testemunhas do Amor Incondicional de Deus.

    A Primeira Leitura retirada dos Atos dos Apóstolos (At 9,26-31), retoma a dimensão de permanecer em Cristo, principalmente por aqueles que iniciaram a conversão a pouco, como exemplo dado na leitura de Paulo, até então Saulo, onde houve desconfiança pelos Primeiros Apóstolos pela real intenção, porém Barnabé foi fiel ao testemunho dado por Saulo de ter visto o Senhor no caminho e o fez permanecer com os eles, afinal é no diálogo e na partilha com os irmãos que a nossa fé nasce, cresce e amadurece e é na comunidade, unida por laços de amor e de fraternidade, que a nossa vocação se realiza plenamente.

    A Segunda Leitura retirada da Primeira Carta de São João (1Jo 3,18-24), define as ações que o cristão deve ter em amar de verdade, afinal praticar as obras do amor é vivenciar o vínculo com Cristo, ou seja, tomar parte como ramos da Videira que é Jesus. Portanto, “que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu” (1Jo 3,23).

    Permaneçamos fiéis a Jesus Cristo, a Verdadeira Videira, vivenciando os mandamentos do amor e transbordando a todos através da entrega que Cristo ofereceu por cada um de nós.

     

    Saudações em Cristo Ressuscitado! Aleluia!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    sete − 3 =