Qual é a maneira correta de receber a comunhão?

Muitos debates foram abertos sobre como receber a Sagrada Comunhão, então vamos ler o que os documentos da Igreja dizem sobre isso.

Aforma como a Sagrada Comunhão deve ser recebida sempre foi discutida, e as opiniões vão e vêm, elevando o tom ou desqualificando quem expressa um ponto de vista diferente.

É bom que se possa falar livremente, mas em matéria de Igreja quem tem a palavra definitiva é o Magistério, por isso vale a pena analisar o que diz a respeito da polêmica questão da forma de comungar.

Em pé ou ajoelhado?

Oração depois da comunhão

Hoje em dia, muitos se surpreendem que algumas pessoas que fazem fila na procissão se ajoelhem para comungar, porém, esse era o propósito da antiga sala de comunhão. Com o tempo, caiu em desuso e a comunhão permanente é agora mais comum. Qual deles está correto?

O número 90 da instrução Redemptoris Sacramentum diz a este respeito:

“Os fiéis comungam de joelhos ou em pé, conforme estabelecido pela Conferência dos Bispos”, com confirmação da Sé Apostólica. “Quando comungarem em pé, recomenda-se fazer, antes de receber o Sacramento, a devida reverência, que deverá estabelecer as mesmas normas”.

E para reafirmar o exposto, o número 91 acrescenta:

Consequentemente, qualquer católico batizado, que não esteja proibido por lei, deve ser admitido à Sagrada Comunhão. Assim, não é lícito negar a Sagrada Comunhão a um fiel, por exemplo, simplesmente porque deseja receber a Eucaristia ajoelhado ou em pé.

Portanto, ambas as formas estão corretas.

Na boca ou na mão?

padre

Outro ponto que causa polêmica é se a hóstia sagrada deve ser recebida na boca ou na mão.

O documento diz o seguinte sobre isso:

“Embora todo fiel tenha sempre o direito de escolher se deseja receber a Sagrada Comunhão na boca, se quem vai comungar quiser receber o Sacramento na mão, nos lugares onde a Conferência dos Bispos o permitiu, com a confirmação da Sé Apostólica, a hóstia sagrada deve ser administrada. No entanto, deve-se ter especial cuidado para que o comungante consuma imediatamente a hóstia, diante do ministro, e que ninguém se afaste com as espécies eucarísticas em mãos. Se houver perigo de profanação, não distribua a Comunhão na mão aos fiéis” ( 92 ).

Portanto, ambas as formas estão corretas.
Tenha cuidado: devemos ter muito cuidado

Agora, há dois detalhes que devem ser observados especificamente:

Em primeiro lugar , a utilização «da bandeja para a Comunhão dos fiéis deve ser mantida, para evitar o perigo de queda da hóstia sagrada ou de qualquer fragmento» ( 93 ).

E segundo , se tomarmos a Sagrada Comunhão na mão, tenhamos muito cuidado com as partículas que possam permanecer na palma e nos dedos, porque devemos lembrar que o Senhor está presente no menor fragmento.

Por isso, é altamente aconselhável levar o pó da hóstia sagrada que possa ficar com a língua e não apertar as mãos nem limpá-las na roupa, para não incorrer em maior falta de respeito por Jesus Eucaristia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here