“Política e economia reflitam sobre o papel dos idosos”

“A terceira idade não é um naufrágio, mas uma vocação. Aumentou o tempo de vida, mas este tema ainda não recebeu uma reflexão adequada da política, da economia, da sociedade e da cultura”.

É o que destaca Dom Vincenzo Paglia, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, apresentando o encontro internacional dedicado à terceira idade “A benção da longa vida”, marcado para 28 de setembro na Praça São Pedro, onde o Papa vai celebrar a missa.

“A velhice e a atividade dos idosos no mundo e na Igreja devem ser revistas. Além de todos os aspectos civis, os idosos podem transmitir a cultura de que a fragilidade da vida não é a tragédia final, mas um testemunho de esperança no além”.

O arcebispo observa: “O encontro de 28 de setembro coincide com a Jornada de Oração pelo Sínodo sobre a Família, lugar fundamental e primário onde o ancião vive seus relacionamentos, vivifica-os e enriquece-os. Os idosos – conclui Dom Paglia – não são apenas alvo de atenções e cuidados, mas também de uma nova perspectiva de vida”.

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Cidade do Vaticano