PROJETO REAPROVEITA PNEUS EXTRAÍDOS DO RIO AMAZONAS E PROMOVE INTEGRAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO EM COMUNIDADE DO MACAPÁ (AP)

O projeto “Ecoquadra” desenvolvido na comunidade do loteamento Açaí, bairro da Zona Norte de Macapá (AP), em 2019, proporcionou a construção de um espaço aberto de integração e socialização em um local que antes era um terreno abandonado. Utilizando pneus inseríveis e outros materiais a Cáritas Diocesana de Macapá, juntamente com moradores locais, conseguiu construir uma arena de futebol de areia, um parque infantil e uma lanchonete.

Tal ação foi apoiada com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), arrecadados pela Campanha da Fraternidade de 2019 na Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos. Conforme informação do coordenador do projeto, Jose Roberto Paes de Azevedo, com os recursos do Fundo houve também a organização de três palestras ao longo do desenvolvimento do projeto. Uma delas para a equipe do projeto, parceiros e comunidade com o tema “Reutilização dos pneus Inservíveis”. A outra atividade foi a realização de um encontro entre os moradores para discutir propostas de ação para construção, administração e manutenção da Ecoquadra com o tema: “Comunidade x Sustentabilidade”. E o último foi um seminário com o tema “Comunidade local e sua Potencialidade”.

O projeto além de mobilizar a comunidade e parceiros para a coleta de 600 pneus no Rio Amazonas proporcionou também a reutilização deste material mantendo o rio limpo e contribuindo para a preservação da natureza. Conforme Jose Roberto, coordenador do projeto, a contrapartida foi a construção de uma área de lazer em um bairro periférico. “Com a construção do espaço, que ganhou a permissão da Prefeitura local, crianças e adolescentes agora podem desfrutar de escolinha de futebol, aulas de capoeira e ginástica funcional”, informou na prestação de contas do projeto.

Fundo Nacional de Solidariedade

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.

Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.

Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas dos projetos, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo site: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados.  A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça, Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte + dezenove =