Presidente iraniano deseja estreitar laços com a Santa Sé

O Presidente iraniano Hassan Rohani quer promover o diálogo entre o mundo islâmico e o mundo cristão, auspiciando uma aliança entre o Irã e a Santa Sé sobre grandes questões como o combate ao radicalismo, à injustiça e à pobreza. O apelo de Rohani foi feito nos dias passados, por ocasião do seu encontro com Dom Leo Boccardi, novo Núncio Apostólico no Irã.

O Presidente do Irã publicou uma foto do encontro na sua conta Twitter, escrevendo que “Islã e cristianismo tem necessidade de dialogar mais do que nunca, enquanto na base dos conflitos entre as religiões, está sobretudo a ignorância e o pouco conhecimento recíproco”.

Rohani reiterou que, segundo a doutrina das respectivas fés, o Vaticano e o Irã tem “inimigos comuns”, como o terrorismo e o extremismo, e “objetivos similares”, como vencer a injustiça e a pobreza no mundo. O Presidente iraniano agradeceu ao Papa Francisco pelas felicitações enviadas ao povo iraniano, desejando que “os dois países possam trabalhar juntos para acabar com a violência e o radicalismo no mundo”.

O novo Núncio Apostólico no Irã, o Arcebispo Leo Boccardi, apresentando no domingo (3) suas credenciais, desejou “relações bilaterais mais estreitas entre Santa Sé e a República Islâmica”, exprimindo o desejo de que os dois países possam colaborar para resolver as crises regionais no Oriente Médio, em particular na Síria. O Ministro do Exterior iraniano, Mohammad Javad Zarif, afirmou que devido à forte presença de grupos extremistas, “a condição das minorias religiosas na Síria, como os cristãos, são causa de preocupação para nós”.

 

Local: Teerã
Fonte: Rádio Vaticano