Presidente interino egípcio visita Patriarca Copta por ocasião do Natal Ortodoxo

O Presidente interino egípcio, Adli Mansour, visitou o Patriarca Copta Tawadros II às vésperas das celebrações do Natal Ortodoxo a ser celebrado em 7 de janeiro, segundo informou o site ‘Ahram online’. É a primeira vez que um presidente egípcio encontra pessoalmente um Patriarca Copta para as felicitações de Natal. No passado, os augúrios eram enviados por mensageiros ou feitos por telefone. O encontro foi realizado na Catedral de São Marcos, centro do Cairo.

“É uma visita cordial, que traz amor, afeto e fraternidade”, comentou o Arcebispo Dom Sergius Sergius, segundo na hierarquia da Igreja Copta. Por sua vez, o advogado copta Naguib Gabriel, comprometido com a defesa dos direitos humanos, declarou à Agência DPA que a visita é uma clara mensagem para encorajar a minoria religiosa.

De fato, os coptas representam cerca 10% da população egípcia, sendo alvos frequentes de violências e atentados por parte de islâmicos radicais. Em 31 de dezembro de 2010, a comunidade foi sacudida por um violento atentado contra uma igreja da Alexandria que provocou 21 mortos.

Os ataques e violências contra os cristãos aumentaram após a deposição do Presidente Hosni Mubarack, em fevereiro de 2011, sendo porém intensificados com a saída do poder do Presidente Mohammed Morsi. Em agosto de 2013, dezenas de igrejas foram queimadas ou saqueadas por seguidores da Irmandade Muçulmana, apoiadora do Presidente deposto.

O atual governo anunciou fortes medidas de segurança e proteção aos coptas durante as celebrações do natal ortodoxo.

 

Local: Cairo
Fonte: Rádio Vaticano