Presidente da Conferência de Religiosos celebra Jubileu de Ouro em Aparecida

Irmã Maria Inês comemora 50 anos de vida religiosa consagrada

Por Victor Hugo Barros

A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, celebra na próxima quarta-feira (18), 50 anos de consagração religiosa. A data será comemorada com uma missa, celebrada Basílica Velha de Aparecida (SP), às 18h. A celebração será presidida pelo padre José Ulysses da Silva, Missionário Redentorista que, em 1994, realizou a missa que marcou os 25 anos de vida consagrada da religiosa.

A escolha do local da celebração não aconteceu por acaso. Desde criança, ela aprendeu na família a devoção a Padroeira do Brasil. “Ela era uma criança muito franzina. Quando ela teve um problema com sua saúde, sua mãe fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida pedindo pela cura da filha, que logo foi alcançada”, conta a superiora geral das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, Irmã Katia Regina.

Nos últimos 19 meses, Irmã Maria Inês sentiu ainda mais de perto a proteção de Nossa Senhora Aparecida. Acometida por duas doenças, ela atribui o rápido diagnóstico, que auxiliou no êxito dos tratamentos, à proteção da Padroeira do Brasil.

“A primeira vez ela descobriu um problema quando estava visitando Aparecida. Na segunda, ela estava novamente em Aparecida, durante a Assembleia da CNBB e se sentiu mal. Quando foi ao médico, foi constatado que ela havia contraído malária em uma missão na África. Por ter descoberto ambas as doenças logo, ela acredita que Nossa Senhora Aparecida cuidou dela para que nada de mal acontecesse”, recorda Irmã Katia.

Trajetória –  Pertencente a Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, família religiosa fundada em Aparecida, Irmã Maria Inês exerce, atualmente, seu segundo mandato à frente da CRB. Em julho deste ano, ela foi reeleita para o cargo, que exerce desde 2016 junto a uma comissão formada por religiosos de diversas congregações e localidades do Brasil.

Durante sua trajetória, Irmã Maria Inês executou diversas atividades dentro de sua Congregação, exercendo o cargo de superiora geral por 18 anos e conselheira geral por 12. Além de seu trabalho na CRB, na regional São Paulo e como gestora, foi presidente da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras de 1994 a 1997 e de 2009 a 2012.

Foto: Polyana Gonzaga

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here