Preparai o caminho do Senhor

    Celebramos nesse Domingo o 2º Domingo do Tempo do Advento e com ele acendemos a segunda vela da nossa Coroa do Advento, significando que a luz de Deus que virá no Natal através do nascimento do seu filho está se aproximando. E pouco a pouco as trevas vão dando lugar a luz e com isso somos convidados a ser luz na vida das pessoas e preparando o nosso coração para a luz que está prestes a chegar.

    Somos convidados durante esse tempo do advento as nos prepararmos a chegada do Senhor, aguardamos ansiosamente a segunda vinda de Jesus e por isso devemos nos preparar por meio da oração e da penitência. Devemos estar sempre vigilantes, com nossas lâmpadas acesas para irmos ao encontro dele.  Por isso, que no 4º Domingo do advento todas as velas da coroa do advento se acendem, ou seja, todas as lâmpadas estão acesas aguardando o Senhor que vem.

    Na liturgia de hoje somos convidados a ser os mensageiros de Deus, levando adiante o Evangelho da esperança e da paz. Anunciando o Reino de Deus, que é um reino de amor e de misericórdia, até o dia em que o Senhor virá. Assim como João Batista somos convidados a chamar a atenção das pessoas que convivem conosco e mostrá-las o caminho de conversão.

    Na primeira leitura (Is 40,1-5.9-11), o profeta se dirige ao povo de Israel e lhes dirige as palavras que alguns anos mais tarde João Batista dirá novamente antes da chegada de Jesus. Isaías prepara o povo para a chegada do Messias e lhes diz que principal meio de aguardar o Senhor que vem é por meio da oração e da vigilância. E o povo deve escolher os caminhos que agradem ao Senhor e evitando aquilo que o desagrada, sobretudo o pecado.

    O salmo responsorial – 84(85), o salmista exalta aquilo que o Senhor irá anunciar com a chegada do Messias e com essa chegada um novo tempo surgirá. Um tempo de paz, de boa colheita, de amor, de verdade e como consequência disso virá de Deus a salvação para todos os povos.

    Na segunda leitura (2Pd 3,8-14), Pedro diz que o tempo de Deus é diferente do nosso tempo, e que um dia para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia. Mas Ele não tarda em cumprir a promessa para com aqueles que confiam nele, Ele ao contrário usa de paciência para conosco e quer que sejamos fiéis a Ele nos momentos bons e naqueles que não são tão bons. O que nós devemos esperar de acordo com a sua promessa são novos céus e uma nova terra, onde brotará a justiça e a misericórdia, e isso Ele preparou desde sempre para todos aqueles que o amam.

    O Evangelho desse Domingo (Mc 1,1-8), é apresentado o início do Evangelho de Marcos e o evangelista narra o envio missionário de João Batista, quando o profeta é enviado ao deserto e por meio da palavra de Deus busca converter e preparar todo o povo de Israel para a chegada do Messias. O próprio profeta diz: “Eu vos batizei com água, mas Ele vos batizará com o Espírito Santo”. (Mc 1,8).

    Por isso pedimos na liturgia de hoje que o Senhor venha “salvar o seu povo”, que somos cada um de nós, Ele deseja salvar-nos, não está nos planos de Deus condenar ninguém, mas devemos dia a dia buscar essa salvação, através das nossas boas obras. Praticando a justiça, a misericórdia e o perdão.

    Que o Espírito Santo de Deus nos ajude a permanecer em constante vigilância e trilharmos esse caminho de conversão. Que o Senhor nos liberte de todo o mal e tudo aquilo que nos impede de servirmos os nossos irmãos e irmãs.

    Nesse tempo do Advento a Igreja nos convida a nos abrirmos mais plenamente à salvação que vem Deus, acolhendo em nosso meio aquele que é o único capaz de salvar-nos e libertar-nos das nossas angústias e aflições. Que o Senhor através do seu Natal, nos traga a esperança em novos tempos e nos ajude a livrar-nos dessa pandemia que tanto nos assola durante esse ano e possamos viver o Natal iluminado pela luz de Cristo que nos conduza todos os dias do novo ano civil.

    Que Deus e o Espírito Santo nos ajude nessa caminhada cheia de esperança e que o Menino Deus possa nascer em cada coração, sobretudo os mais aflitos e angustiados.

             Vivamos plenamente o Tempo do Advento e que logo iniciemos a Novena de Natal que vai ajudar-nos a preparar com fervor a vinda de Jesus no Natal, Assim seja!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here