Por um Brasil de justiça

    “A vida injusta não é apenas mais vil e ignóbil, como também, muito verazmente, mais desagradável do que a vida justa e piedosa. Todos nós devemos agir sempre com justiça em relação a todas as coisas, de livre vontade e sem coação”.

     

    Platão (428/427-348/347 a.C.)

    (As Leis de Platão)

     

    Nas Leis de Platão destaca o papel do legislador, que deve ser “um verdadeiro educador dos cidadãos” e sua missão principal não consiste em castigar transgressões cometidas, mas em prevenir que se cometam tais transgressões. Platão reconhece, portanto, que tanto em Atenas, como na maioria das cidades-estados gregas, não havia uma regulação legislativa dos problemas da educação pública.

     

    As Leis é um diálogo inacabado e não conta com a presença de Sócrates como personagem. O contraste com o diálogo A República é destacado pelos comentadores. Enquanto em A República a base do Estado é a educação perfeita, sendo praticamente supérflua a legislação, nas Leis a legislação é a base.

     

    Escreve Platão: “Toda lei promulgada que não vise à virtude é uma lei incorretamente promulgada”. No Brasil, muitas reformas urgentemente necessárias não são implementadas porque iria desconstruir os esquemas maquiavélicos de muitos políticos e seus interesses seriam comprometidos. No conceito universal, os políticos, mas, particularmente no Brasil, com raras exceções, estão interessados em tudo, menos na virtude e no bem comum. Para os tais a prática da ética, da justiça, do conhecimento de obras clássicas e do respeito pela dignidade da pessoa humana passa muito longe deles.

     

    Não há dúvida que o maior clássico da sociologia brasileira é Casa-Grande & Senzala, uma obra esclarecedora sobre a formação da nossa gente – com todas as virtudes e seus vícios. Casa-Grande & Senzala é uma obra que exalta de maneira espetacular a formação do povo brasileiro, mas em nenhum momento o seu autor, o pernambucano Gilberto Freyre tenta esconder nossas misérias e terríveis incompatibilidades de uma sociedade patriarcal, desigual, analfabeta e violenta desde a infância.

     

    Casa-Grande & Senzala faz parte da nossa atual realidade brasileira. Quantas heterodoxias dos nossos magistrados, boçalidades de muitos políticos, brutalidades do aparelho do Estado contra crianças, adolescentes, jovens, negros, mulheres e idosos. Tantas Leis e as desgraças assolam o Brasil como: o tráfico de drogas, a violência, o desemprego, as injustiças causada pela desigualdade social e a corrupção que ganha espaço pela impunidade.

     

    Para uma profunda mudança no Brasil precisamos de um poderoso investimento na educação, esporte, ciência, tecnologia, na demolição da desigualdade social e no rigor da aplicação da Lei. E todos nós fazendo a nossa parte, ou seja, agindo sempre com justiça para o bem de todos como ensinou o célebre filósofo grego Platão.

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here