Embora muitos no Brasil estejam familiarizados com as velas roxas ou lilás da coroa do Advento, essa tradição é uma invenção relativamente recente.
A coroa do Advento pode ser rastreada até a Alemanha, e de acordo com alguns historiadores, ela começou como uma tradição luterana.
Os católicos levaram alguns séculos para adotá-la completamente em seus lares e, no início do século XX, ela tradicionalmente tinha quatro velas vermelhas. O vermelho é uma cor popular durante a temporada de Natal, já que há muitas decorações que apresentam essa cor.
Há uma cor oficial?
Tecnicamente, a Igreja Católica não orienta a devoção popular e não dita qual cor a coroa do Advento deve ter nas casas das pessoas.
A única menção a isso em um documento oficial do Vaticano de 2001 que comenta sobre o simbolismo das velas:
“A colocação de quatro velas sobre ramos verdes se tornou um símbolo do Advento em muitos lares cristãos, especialmente nos países germânicos e na América do Norte.
A coroa do Advento, com o acender progressivo de suas quatro velas, domingo após domingo, até a solenidade do Natal, é uma recordação das várias etapas da história da salvação antes da vinda de Cristo e um símbolo da luz profética que gradualmente ilumina a longa noite até o nascer do Sol da justiça (cf. Ml 3,20; Lc 1,78).”
De acordo com Claudio Salvucci, no Liturgical Arts Journal, foi um padre alemão e uma mulher alemã nos Estados Unidos que introduziram a prática de colorir as velas da coroa do Advento:
“[Foi o Monsenhor Martin B. Hellriegel] quem sugeriu a [Dra. Therese Mueller] que o simbolismo implícito das quatro velas vermelhas para os quatro domingos fosse explicitado, colorindo as velas de acordo com os domingos. Portanto, é a esses dois imigrantes alemães que se deve o crédito por não apenas popularizar esse antigo costume alemão na América, mas também por dar-lhe a forma que tem hoje.”
No Brasil
O simbolismo principal da coroa do Advento tem a ver com a luz de Cristo, por isso a cor exata das velas do Advento não é tão importante. Cabe a cada família decidir qual tradição deseja seguir, já que a Igreja não tem uma regra sobre as cores das velas do Advento.
Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, escreveu a respeito em 2017:
No Brasil, até pouco tempo atrás, costumava-se usar velas nas cores roxa ou lilás, e uma vela cor de rosa referente ao terceiro domingo do Advento, quando se celebra o Domingo Gaudete (Domingo da Alegria), cuja cor litúrgica é rosa. Porém, atualmente, tem-se propagado o costume de velas coloridas, cada uma de uma cor (roxa, rosa, branca e vermelha). […] Atualmente há uma grande preocupação em reavivar este costume muito significativo e de grande ajuda para vivermos este tempo.
[…] Além desse símbolo estar em nossas igrejas, seria muito bom que o tivéssemos em nossas casas ajudando-nos a preparar o Natal do Senhor e a vivenciar o advento: você pode fazer uma coroa do Advento em sua casa e celebrar com sua família à luz da nossa fé a chegada de Jesus Cristo nosso Salvador. E a cada domingo ir acendendo as velas, convidando seus familiares para rezar.