Em 1925, a fama do médico neurologista Dr. Sigmund Freud era tão grande, que o produtor Samuel Goldwyn ofereceu a ele cem mil dólares para escrever ou só prestar consultoria em filmes sobre amor. O médico recusou, assim como recusou uma oferta de US$ 25 mil do jornal Chicago Tribune para psicanalisar dois assassinatos enquanto esperavam pelo julgamento.
Samuel Goldwyn (1879-1974) foi um produtor de filmes norte-americano nascido na Polônia. Foi um dos fundadores da Paramount (1913). Criou a Goldwyn (1918), que, por fusão, tornou-se a Metro-Goldwyn-Mayer em 1924, ao fazer sociedade com Louis B. Mayer e Marcus Loew, da Metro Pictures.
Dr. Sigmund Freud (1856-1939), foi médico neurologista austríaco, professor, pesquisador, arqueólogo do inconsciente, escritor premiado e ínclito criador da psicanálise. Dr. Freud é mundialmente conhecido como pai da psicanálise.
Uma das personalidades mais influentes e polêmicos do século XX, foi o médico neurologista Dr. Sigmund Freud que morou em Viena, capital da Áustria, por quase todos os seus 83 anos de vida.
Quando os nazistas chegaram à Áustria em 1938, Freud e sua família tiveram que fugir para Londres. No entanto, quatro das suas irmãs morreram, mais tarde, em campos de concentração. Na ocasião, alguns livros de Freud foram queimados. Sigmund Freud morreu em 23 de setembro 1939, na sua casa, em Londres, onde hoje funciona o Museu Freud de Londres.
O Prof. Dr. Freud era portador de uma imensurável intelectualidade. Realizou diversas contribuições para as áreas das artes, de medicina, psicologia, psiquiatria, literatura, filosofia, sociologia, pedagogia e ciências políticas, entre outras. No entanto, a sua principal realização, enquanto profissional da área de saúde e especialmente da mente humana, é ter criado uma importante teoria, a psicanálise ou teoria freudiana. Desde a criação da teoria psicanalítica, o procedimento psicoterápico é um dos mais usados em pacientes no mundo inteiro.
Via a neurociência a fama do médico neurologista Dr. Freud evolui e é confirmada pelo neurocientista Dr. Mark Solms, que é psicanalista e neuropsicólogo sul-africano, conhecido por sua descoberta dos mecanismos cerebrais do sonho e seu uso de métodos psicanalíticos na neurociência contemporânea. Ele ocupa a Cátedra de Neuropsicologia na Universidade da Cidade do Cabo. Ele é diretor do Centro Arnold Pfeffer de Neuropsicanálise no Instituto Psicanalítico de Nova York-EUA.
Ele contar como surgiu o insight de conectar as ideias de Freud às descobertas da neurociência. Quando me formei em neurociência, no início da década de 1980, fiquei desapontado por haver tão pouca compreensão sobre como a fisiologia do cérebro se relacionava com as nossas experiências subjetiva – especialmente porque o fato de o cérebro ter experiência subjetiva é sua característica mais especial. Então, para aprender mais sobre as experiências subjetivas, decidi recorrer à psicanálise e me formar também como psicanalista.
Freud explica! Essa famosa frase é muito utilizada para dizemos que algo que não compreendemos deve ter algum tipo de explicação e que provavelmente o Dr. Freud seria aquele que poderia explicar.
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica
Fontes:
TANCREDI, Silvia. “Sigmund Freud”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/sigmund-freud.htm. Acesso em 10 de dezembro de 2024.
PEREIRA MENDES, Eliana Rodrigues. Sigmund Freud e as interseções entre psicanálise e cultura, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-73952006000100004. Acesso em 10 de dezembro de 2024.
CARVALHO, Alexandre. Freud sem traumas: para você entender, de uma vez, as teorias que desvendaram a mente humana e mudaram o mundo e as nossas vidas. São Paulo: Leya, 2021.