Penitência

    Texto inspirante: Ele proclamava o Evangelho de Deus e dizia: “cumpriu-se o tempo, e o reinado de Deus aproximou-se: convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,14-15).

    Três coisas são importantes, para a tradição quaresmal: oração, jejum e esmola, além da reconciliação e da penitência. Eu hoje, penso que se deva acrescentar ainda: amar mais e melhor a Deus, pela vivência de Sua Palavra. Ademais, tudo isso só adquire verdadeiro sentido, se estiver relacionado com o amor e o espírito de conversão autêntica. De fato, já, o AT. falava da necessidade de voltar ao Senhor, de todo coração. Hoje, mais do que nunca, em função do neopaganismo crescente (Bento XVI) e do afastamento da Igreja, isso se faz, urgentemente, necessário.

    A busca da conversão, pela penitência é quádrupla: a Deus (como filhos), ao próximo (como irmãos) e a nós mesmos (auto cultivo), ou seja, tornando-nos pessoas e à natureza, a realidade que nos circunda: ela deveria ser um jardim… Não somos órfãos, mas irmãos, usufruindo da criação de Deus. Por isso, é necessário ser grato e comprometido com o bem, a verdade e a comunhão. Somos pecadores (o mundo não gosta deste verbete!), continuamente, chamados à conversão: voltai ao Senhor.

    A conversão a Deus se manifesta, mais claramente, pelo seguimento de Jesus Cristo. Repito: somos pecadores, mas amados pelo Salvador, que veio ao nosso encontro, sofreu e morreu crucificado. Porém, ressuscitou. Ele é o Senhor. Doou-se totalmente pela nossa causa. Não mediu esforços. O tempo quaresmal, dá ocasião à descoberta do verdadeiro sentido da vida. A felicidade tem a que ver com o ser e não tanto com o ter, poder e fazer. O tempo da quaresma, o deixa claro, não, porém, somente ele…

    O mundo atual está repleto de gente insatisfeita, infeliz, depressiva, às vezes, até revoltada e sem motivação para viver: sem Deus ou até contra Ele. Quando, trabalhamos melhor nossas dificuldades, mais facilmente percebemos que somos mortais, e que devemos prestar contas, por tudo o que foi recebido: a vida é dom de Deus, através dos pais, para ser sempre mais, pessoalmente, assumida, em espírito de comunhão.

    Nossa felicidade depende de muitos fatores. Não esqueçamos nenhum, nem tão pouco a Campanha da Fraternidade de 2023. Felicidades.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here