Patriarca Boutros Rai sobre conflito na Síria: “Ocidente deve pedir agora que a paz seja restabelecida”

“O objetivo hipócrita da guerra na Síria é esvaziar o Oriente Médio de sua civilização cristão-islâmica e manter um estado de guerra permanente na região para fins políticos e econômicos.”

Estas palavras foram proferidas pelo Patriarca de Antioquia dos Maronitas, Cardeal Bechara Boutros Rai, que recentemente recebeu a visita de uma delegação de representantes de onze associações cristãs e muçulmanas da França que foram ao Líbano manifestar sua solidariedade ao país, que há meses enfrenta a emergência humanitária causada pelo conflito na Síria.

Uma situação que com o aproximar-se do inverno pode se tornar uma catástrofe humanitária. Mais de um milhão e quinhentos mil refugiados sírios estão sem moradia decente, sem escola e assistência médica. Foi reiterado o apelo à comunidade internacional a não poupar esforços para ajudar essas pessoas.

Segundo o jornal local “L’Orien-le-Jour”, o purpurado se dirigiu particularmente aos países ocidentais: “O Ocidente que até pouco tempo atrás invocava o envio de armas para a Síria deve levantar sua voz e pedir agora que a paz seja restabelecida”.

Sobre a proposta de alguns países de aceitar quotas de refugiados, o Cardeal Boutros Raí disse que isso “significa querer desarraigar um povo, destruir a civilização cristão-muçulmana construída em 13-14 séculos de coexistência”.

Fizeram parte da delegação francesa guiada pelo Bispo de Troyes, Dom Marc Stenger, três representantes da Pax Christi França, da Conferência dos Religiosos da França, da Secours Islamique France, da Secours Catholique-Caritas France e L’Oeuvre d’Orient.

A delegação fez um apelo a todas as organizações religiosas e ONGs francesas a se unirem para levar ao povo sírio uma mensagem de solidariedade e esperança.

 

Local: Beirute
Fonte: Rádio Vaticano