Bispo referencial sugere que núcleos aprofundem temas emergentes da educação
Representantes de 15 das 18 arqui/dioceses que integram a Pastoral da Educação do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que contempla o estado do Rio Grande do Sul, debateram a Reforma do Ensino Médio proposta pelo Governo Federal, na segunda-feira, 3 de abril, em Porto Alegre (RS), entre outros temas.
O professor Gabriel Grabowski, da Universidade Feevale, defendeu a necessidade de uma reestruturação no Ensino Médio, mas não no atual modelo. “A lei sancionada em fevereiro tem origem na medida provisória do Novo Ensino Médio. Ela prevê, por exemplo, que apenas Português, Matemática e Inglês sejam disciplinas obrigatórias”, disse. O professor ressaltou que a obrigatoriedade de apenas três disciplinas empobrecerá o currículo escolar.
Outro ponto polêmico, segundo o Grabowski, é o fim da exigência de concurso público para ser professor. Com a lei, basta que uma pessoa tenha “notório saber” para dar aula. O professor alerta que esta reforma está centrada basicamente em uma mudança curricular, sem oferecer condições para que, de fato, seja aplicada.
Na reunião, a Comissão de Educação e Cultura do Regional propôs ainda a articulação da Pastoral da Educação em cada arqui/diocese e a criação de núcleos de professores por municípios e paróquias que reflitam e atuem na busca por uma educação de qualidade em suas localidades. O bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para a Educação no regional Sul 3 da CNBB, dom Leomar Brustolin, sugeriu que cada núcleo se reúna quatro vezes ao ano para aprofundar o subsídio com artigos para debater os temas emergentes da educação.
“Precisamos nos reunir, refletir e propor caminhos capazes de garantir uma formação integral e solidária em todos os âmbitos da educação onde atuamos”, destacou dom Leomar. O bispo também ressaltou que a articulação de professores em todo o Estado visa qualificar a presença dos educadores cristãos, para construir a cultura da proximidade, do encontro e da humanização das relações.
Os padres, diáconos, religiosos e leigos presentes na reunião foram convidados ainda para o Encontro Regional da Pastoral da Educação, que reunirá os agentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O chamado “Sulão da Educação” ocorrerá dias 26 e 27 de maio, na Casa de Retiro São Lourenço de Brindisi, em Porto Alegre (RS).
Com informações e foto do Regional Sul 3 da CNBB
Fonte: CNBB