Diocese de Marabá implanta Pastoral Familiar

Encontro foi assessorado pela equipe do regional Norte 2 da CNBB

Durante três dias de estudos e celebrações, a diocese de Marabá (PA) implantou a Pastoral Familiar em sua estrutura. De 31 de março até o dia 2 de abril aconteceu o encontro assessorado pela Pastoral Familiar do regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que reuniu cerca de 30 casais das paróquias marabaenses.

Por meio do método ver, julgar e agir, os participantes refletiram sobre a realidade das famílias, seus desafios e esperanças; aprofundaram as indicações da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja; e propuseram como ação da Pastoral a inserção do trabalho na base, nas comunidades e paróquias da diocese.

Entre os temas estudados durante o encontro, a exortação apostólica do papa Francisco Amoris Laetitia – sobre o amor na família e os conceitos, a missão, os objetivos e a organização da Pastoral Familiar.

O bispo diocesano, dom Vita Corbellini, esteve presente e presidiu algumas das celebrações eucarísticas, concelebradas por padres e diáconos presentes na formação. Para dom Vital, faz-se necessário implantar a Pastoral Familiar na diocese de Marabá pela sua importância na evangelização. “Na verdade, é da família que se procedem todas as pastorais e os movimentos. A Pastoral Familiar abrange a todas as famílias, de uma forma independente de sua situação familiar, tendo presente a inclusão e o resgate dos valores e a dignidade de cada pessoa em Jesus Cristo”, observou dom Vital.

O bispo recordou os papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco ao destacar o trabalho que deve ser feito com as famílias diocesanas: “Vamos trabalhar pelas famílias porque o futuro da humanidade passa pelas famílias, dizia São João Paulo II. O papa Francisco afirma que a família é a célula não só para a Igreja, mas também para a sociedade. Requer-se uma Pastoral Familiar em toda diocese, para que se proclame o evangelho da família, afirma o papa emérito Bento XVI. A Palavra de Jesus é a retomada do plano original da unidade na família, não separe, pois o homem o que Deus uniu (cfr. Mc 10,9)”.

Com informações e foto da diocese de Marabá

 

Fonte: CNBB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here