Passemos das trevas para a luz!

    Celebramos mais um domingo Gaudete.  Alegrai-vos! Como cenário de fundo das leituras do 3.º Domingo do Advento está a certeza de que Deus tem um projeto para nos fazer passar das “trevas” para a “luz”. Essa Boa Notícia deve encher de alegria o coração de todos os filhos e filhas de Deus.

    Na primeira leitura – Is 6,1-2a.10-11, um profeta pós-exílico apresenta-se aos habitantes de Jerusalém com uma “boa nova” de Deus. A missão deste “profeta”, ungido pelo Espírito, é anunciar um tempo novo, de vida plena e de felicidade sem fim, um tempo de salvação que Deus vai oferecer aos “pobres”. Isaías descreve a missão do servo, que foi ungido para anunciar uma mensagem de paz e libertação aos infelizes e proclamar a misericórdia do Senhor com os injustiçados. O Espírito do Senhor está sobre nós, nos ungiu e nos enviou para dar boas notícias aos pobres e aos que sofrem. Esta é a razão da nossa alegria: proclamar boas notícias – e não falsas notícias – aos outros, principalmente aos sofredores. Reconheçamos que o Senhor fará germinar a justiça e a sua glória diante dos povos.

    O Evangelho – Jo 1,6-8.19-28 – apresenta-nos João Batista, a “voz” que prepara os homens para acolher Jesus, a “luz” do mundo. O objetivo de João não é centrar sobre si próprio o foco da atenção pública; ele está apenas interessado em levar os seus interlocutores a acolher e a “conhecer” Jesus, “Aquele” que o Pai enviou com uma proposta de vida definitiva e de liberdade plena para os homens. João Batista é um homem surgido e enviado por Deus para ser testemunha da Luz: “Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz”.

    Na segunda leitura Paulo – 1Ts 5,16-24 – explica aos cristãos da comunidade de Tessalônica a atitude que é preciso assumir enquanto se espera o Senhor que vem… Ele pede aos discípulos de Jesus que sejam “santos” e irrepreensíveis, que vivam alegres, em atitude de louvor e de adoração, abertos aos dons do Espírito e aos desafios de Deus. Apesar das adversidades que a comunidade enfrenta, São Paulo a convida à vivência de algumas atitudes importantes para os cristãos: alegria orante, esperança e expectativa por algo de bom que há de vir. Não obstante as dificuldades, temos muitos motivos de alegria e otimismo.

    Neste domingo, festa da luz, somos convidados e chamados a nos revestir da Luz e dela darmos testemunho fiel e concreto, para que nós e os outros nos aproximemos, mais e mais, da fé em Jesus, o Cristo Salvador. Um gesto agradável a Deus seria nos dedicarmos um pouco mais em uma leitura atenta e orante da Segunda Leitura, a qual nos ensina: “Estai sempre alegres! Rezai sem cessar. Dai graças em todas as circunstâncias (…) Não apagueis o espírito! Não desprezeis as profecias, mas examinai tudo e guardai o que for bom. Afastai-vos de toda espécie de maldade! Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”!(1Ts 5,16-24).

    Pela fé, já avistamos o clarão. Aproximamo-nos daquele que é tudo em nós. Daquele que, por amor, compartilha nossa humana condição de frágeis criaturas. Ele ilumina nossas noites escuras e dissipa toda treva. A luz verdadeira desce das alturas. Deus se inclina e desce ao chão da vida humana. Esse é um mistério grande, profundo. Tão grande, que enche o mundo de espanto. Não espanto de medo, mas de alegria. Aquela alegria que faz nossos olhos se encherem de brilho. Deus é luz! Ele está vindo, para traçar entre o céu e a terra o clarão luminoso do amor. Vem de mansinho bater à porta do nosso coração. Nossa missão, a exemplo de João Batista, é testemunhar a luz em mundo permeado de trevas. Quem se deixa iluminar por Jesus acolhe, desde já, o céu, o eterno!

     

    + Anuar Battisti

    Arcebispo Emérito de Maringá, PR

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here