Papa visita paróquia na periferia de Roma: o encontro com 35 párocos

Francisco retoma as visitas às paróquias da sua diocese para se encontrar com o clero. A conversa a portas fechadas com os sacerdotes, acompanhados do bispo auxiliar Salera, foi na tarde desta sexta-feira (5), às 16h, na zona norte de Roma, no distrito de Casal Monastero.

Salvatore Cernuzio – Vatican News

Nossa Senhora da Saúde em Primavalle no mês de setembro, Nossa Senhora Mãe da Hospitalidade em Villa Verde em novembro, São Jorge em Acilia em dezembro e, agora, em abril – após uma pausa de alguns meses – Santo Henrique no distrito de Casal Monastero. O Papa Francisco retomou as visitas às paróquias da periferia de Roma para se encontrar com os sacerdotes, uma iniciativa iniciada em setembro de 2023 para continuar o percurso em sua diocese (interrompida pela pandemia) e, de certa forma, também as famosas “Sextas-feiras da Misericórdia” durante o Jubileu da Misericórdia, que viram o Pontífice visitar lugares “periféricos” da capital.

Na tarde desta sexta-feira (5), por volta das 16 horas, Jorge Mario Bergoglio foi a uma igreja na zona nordeste da capital, dedicada ao santo que Bento VIII consagrou imperador do Sacro Império Romano em 1014. O anúncio foi feito pela Sala de Imprensa do Vaticano.

Um bairro acolhedor, marcado por dificuldades

A paróquia – a quarta visitada pelo Pontífice nos últimos meses -, construída entre 1997 e 1998 em estilo moderno com estrutura de madeira, cercada por parques e áreas para crianças, além de alguns vestígios do período medieval. Um bairro pequeno e aconchegante, com pouco tráfego e onde o barulho dos meios de transporte não parece ser intrusivo, no qual, no entanto, os habitantes sofrem um sentimento geral de negligência e abandono da área.

Francisco durante o diálogo com o grupo de sacerdotes
Francisco durante o diálogo com o grupo de sacerdotes

A conversa com os sacerdotes

Após um percurso de 40 minutos, entre o Vaticano e o bairro, o Papa Francisco foi acolhido pelo bispo auxiliar, dom Daniele Salera; o pároco, Pe. Massimiliano Memma; e os 35 sacerdotes da região, com os quais Jorge Mario Bergoglio se entreteve, como em ocasiões anteriores, em um diálogo a portas fechadas sobre vários temas, principalmente pastorais.

Enquanto isso, do lado de fora da paróquia, um grupo de cerca de 50 fiéis se reuniu assim que a notícia se espalhou, formado principalmente por avós, mulheres e crianças que apenas haviam saído da escola e algumas freiras que trabalham na paróquia. A expectativa é para poder cumprimentar o Pontífice.

A visita de João Paulo II

Francisco é o segundo Papa a visitar Santo Henrique depois de João Paulo II, que celebrou a missa no primeiro domingo da Quaresma em fevereiro de 2002 (foi a 301ª paróquia romana visitada por Wojtyła). “A sua comunidade é jovem”, disse o Pontífice na época, “composta em grande parte por famílias de formação recente, que se estabeleceram no bairro durante a última década… Muitas crianças e jovens a povoam, a alegram e a tornam animada”. Uma realidade, como a descrita por João Paulo II, que perdurou ao longo do tempo apesar das dificuldades objetivas, principalmente a falta de escolas, primárias e secundárias, construídas apenas nos últimos anos. Dificuldades que os vários párocos de hoje certamente confidenciarão e compartilharão com seu bispo.

O encontro dos sacerdotes com o Papa a portas fechadas
O encontro dos sacerdotes com o Papa a portas fechadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here