“Não devemos apresentar-nos como cristãos, mas agir como pagãos. Não devemos ser cristãos insípidos”, diz Francisco
O Papa Francisco afirmou hoje que viver como cristão significa continuar na fé em Cristo, uma fé que realiza a obra de santificação recebida no Batismo.
Em sua homilia da missa na Casa Santa Marta, o Papa disse que “todos os cristãos batizados são chamados a caminhar rumo à santificação”.
Cristo realizou em nós uma “segunda criação”, que devemos levar adiante na nossa vida.
“Fomos re-feitos em Cristo! O que Cristo fez em nós foi uma re-criação! O sangue de Cristo nos regenerou. Trata-se de uma segunda criação. Antes, toda a nossa vida, o nosso corpo, a nossa alma, os nossos costumes estavam na estrada do pecado, da iniqüidade. Nesta nova criação, devemos esforçar-nos para caminhar em direção à justiça e à santificação.”
Segundo Francisco, viver como cristão é continuar na fé em Cristo, na sua recriação. Com a fé realizamos a “obra de santificação”, que recebemos no Batismo.
Na estrada da santificação, o sacramento da Penitência nos ajuda a sarar das nossas imperfeições e fraquezas. Não devemos apresentar-nos como cristãos, mas agir como pagãos. Não devemos ser cristãos insípidos.
O Papa encerrou sua homilia pedindo que os cristãos deixem de lado “tudo aquilo que nos distancia de Jesus Cristo”, refazendo tudo do início.
“Tudo é novidade em Cristo! Tantos outros cristãos fizeram a mesma coisa, tantos santos, até aqueles anônimos, que vivem o cristianismo seriamente. Todos nós fomos santificados pelo sangue de Cristo.”
Local: São Paulo (SP)
Fonte: ALETEIA