PAPA FRANCISCO NOMEIA DOM JOSÉ BENEDITO CARDOSO COMO BISPO DE CATANDUVA (SP)

O Papa Francisco nomeou na quinta-feira, 4 de janeiro, para a vacante diocese de Catanduva (SP), dom José Benedito Cardoso, transferindo-o da sede titular de Castellum Minus e do ofício de auxiliar da arquidiocese de São Paulo.  A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao dom José Benedito.

Saudação da CNBB a Dom José Benedito Cardoso

Estimado irmão, Dom José Benedito Cardoso,

Manifestamos nossa imensa alegria com a notícia de sua nomeação pelo Santo Padre, o Papa Francisco, na manhã desta quinta-feira, 4 de janeiro, para a diocese de Catanduva (SP), no regional Sul 1 da CNBB.

Ao enviar votos de um frutuoso ministério à frente da Igreja Particular do Estado de São Paulo, recordamos as palavras do Santo Padre, o Papa Francisco, na Conferência dos Institutos Missionários da Itália, dia 11 de maio de 2023.

“Encorajo-os a seguir em frente com coragem, para que a força do Espírito encontre sempre na Igreja e no mundo mentes e corações desejosos de semear a Palavra e de levar a alegria do Senhor Ressuscitado a todos, derrubando barreiras e favorecendo a construção de uma sociedade fundada nos princípios evangélicos da caridade, da justiça e da paz.”

Rogamos a São Domingos de Gusmão, padroeiro da diocese de Cantanduva, que lhe conceda sabedoria e discernimento necessários à esta nova etapa de seu ministério a serviço da Igreja.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Currículo e trajetória eclesial

Dom José Benedito Cardoso nasceu em 12 de Setembro de 1961, em Angatuba, diocese de Itapetininga (SP). Estudou filosofia no Seminário São Carlos Borromeu, em Sorocaba (1981-1982) e teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP), em São Paulo (1983-1986). É Bacharel em Direito Civil e Licenciado em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico de São Paulo.

Em 23 de novembro de 1986, foi ordenado sacerdote para a arquidiocese de Sorocaba, onde foi pároco em Bom Jesus de Alambari (1987). Com a criação da diocese de Itapetininga, em 1998, desmembrada de Sorocaba, foi incardinado na nova circunscrição, onde ocupou os cargos de chanceler diocesano (1998-2010) e de reitor do Seminário Diocesano (2004-2006). Durante vários anos, foi Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Sorocaba.

Foi Vigário Geral (desde 2012); Pároco de São Roque, em Itapetininga (desde 1988); Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores e Presidente do Tribunal Diocesano de Itapetininga.  Foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 23 de janeiro de 2019 como bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo.

Recebeu a Ordenação Episcopal em Itapetininga dia 15 de Março de 2019. Ele foi ordenado pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e co-ordenado por dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Bispo de Itapeteninga e dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR).

Dom José Benedito Cardoso foi acolhido na região episcopal Lapa no dia 31 de março de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here