O Papa Francisco recebeu na manhã desta terça-feira, na Casa Santa Marta, no Vaticano, o responsável pelas Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, o metropolita de Volokolamsk, Hilarion. Nesta quarta-feira (13), o alto expoente da Igreja Ortodoxa russa participará de um Simpósio organizado pelo Pontifício Conselho para a Família, intitulado “Ortodoxos e Católicos, juntos pela família”.
Por outro lado, um comunicado conjunto com o Patriarca de Moscou, Kirill, concluiu nesta terça-feira a visita de três dias a Moscou do Arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Bagnasco. Na mensagem, foram destacados alguns temas comuns do ‘crescente diálogo’ entre as duas Igrejas, como a defesa dos valores cristãos no Ocidente secularizado e das minorias religiosas no Oriente Médio, em particular na Síria.
O Patriarca Kirill reiterou que “nunca como hoje as nossas Igrejas têm tantas coisas em comum”, manifestando seu “aplauso” às ações do Papa Francisco “sobre tantos assuntos” – da crise na Síria à defesa dos cristãos e de outras minorias religiosas em todo o Oriente Médio – e auspiciando “um futuro para trabalharmos conjuntamente”. “Vivemos em uma época em que os nossos desgostos históricos devem parar de exercer um papel crítico, afirmou o Patriarca. Agora temos muitos deveres e finalidades comuns”.
“Temos um campo de trabalho comum”, afirmou por sua vez o Cardeal Scola, fazendo eco às palavras do Patriarca Kirill, destacando que “está nascendo um ecumenismo do povo”.
Desde o cisma de 1054 não ocorre um encontro entre um Pontífice romano e um Patriarca Ortodoxo de Moscou.
Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano