Cidade do Vaticano
O Santo Padre vai se encontrar, na tarde desta quarta-feira (24/10), no Vaticano, com o Patriarca Karekin II, líder da Igreja Apostólica Armênia, acompanhado de uma comitiva.
Karekin II foi eleito 132º Patriarca Supremo e Catholicós de todos os Armênios em 1999.
A Igreja Armênia compreende dois Patriarcados e duas Circunscrições eclesiásticas, Etchmiadzin e Antelias, que estão em plena comunhão, mas são independentes do ponto de vista administrativo. O Patriarcado Armênio de Jerusalém e o de Constantinopla dependem de Etchmiadzin para as questões espirituais.
A partir do Concílio Vaticano II, as relações entre a Igreja Católica e a Igreja Armênia, que conta cerca de seis milhões de fiéis, tiveram novo impulso.
Representantes de Etchmiadzin e Antelias são membros da Comissão Mista Internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais.
O Patriarca Supremo e Catholicós de todos os Armênios, Karekin II, esteve diversas vezes no Vaticano para se encontrar o Papa, mas também visitar o túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo e os Dicastérios da Santa Sé.
Karekin II conhece o Papa Bergoglio há alguns anos, inclusive ambos +se encontraram, pela primeira vez, em Buenos Aires, quando Francisco ainda era Cardeal-arcebispo de Buenos Aires.