Papa em Moçambique, “gesto misericordioso” de “reconciliação e de paz”

Entrevista ao VATICAN NEWS da Irmã Alzira Rodrigues Ferreira, nova provincial da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena em Portugal

Domingos Pinto – Lisboa

“Eu tenho um grande sentido de esperança nesta visita do Papa Francisco a Moçambique”.

É assim que a nova provincial das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena em Portugal destaca ao portal da Santa Sé a visita pastoral que Francisco inicia quarta-feira, 4 de setembro, a Moçambique, um dos países da lusofonia onde a congregação também está presente.

Para a Irmã Alzira Rodrigues Ferreira, é importante que “os líderes de Moçambique, quer religiosos, quer políticos, vejam neste gesto misericordioso do Papa Francisco a possibilidade de uma reconciliação e na construção da paz”.

A eleição da religiosa teve lugar no Capítulo Provincial realizado no passado mês de julho em Fátima, centrado no tema “Testemunhar hoje a alegria do nosso encontro com Cristo”.

Um capítulo que reafirmou a fidelidade ao carisma da fundadora Teresa de Saldanha, “tendo como base os pilares da ordem dominicana” e que passam pelo “estudo, a oração, a vivência em comunidade e a missão”.

Para a superiora provincial outra grande prioridade passa pelo “empenho e dedicação a nível da pastoral juvenil e vocacional”, pela “formação integral dos leigos” ligados à congregação, e ainda pela “animação missionária”.

A religiosa, que dá um retrato da congregação em Portugal, sobretudo ao nível “do acolhimento de crianças e jovens com problemáticas sociais”, fala ainda do apelo do papa no sentido de uma “igreja em saída”, ou seja, “sair ao encontro de todos os nossos irmãos que precisam, mas também acolher todas as margens que chegam até nós”.

Ao portal da Santa Sé a Irmã Alzira Rodrigues Ferreira sublinha também a forma como viu os pontificados de S. João Paulo II, Bento XVI e Francisco, “O Homem do sorriso e da Misericórdia de Deus”.

“Admiro-o nos esforços de unidade, de comunhão e de paz que faz, e admiro-o, sobretudo, na coerência evangélica, na palavra, na vida, na oração, no testemunho”, refere a religiosa à VATICAN NEWS.

As Dominicanas de Santa Catarina de Sena formam uma Congregação Religiosa apostólica, feminina, fundada em Portugal por Teresa de Saldanha (1837-1916). Está incorporada na Ordem Dominicana, tendo como protetora e modelo Santa Catarina de Sena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here