Andressa Collet – Vatican News
Assim o Papa Francisco se dirigiu aos peregrinos poloneses na Audiência Geral desta quarta-feira (30), um convite extensivo a toda a Igreja que, a partir desta quinta-feira (1), entra no mês de outubro, tradicionalmente de Nossa Senhora do Rosário.
Já em maio, mês dedicado à Virgem Maria, o Pontífice convidou a rezar o rosário para nos ajudar a superar a crise da Covid-19. “Contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, rezando o rosário”, disse o Papa, “nos tornará mais unidos como família espiritual e nos ajudará a superar essa provação”. O convite foi para voltar “a descobrir a beleza de rezar o terço em casa”, em família ou individualmente: “seja como for, há um segredo para o bem fazer: a simplicidade; e é fácil encontrar, mesmo na internet, bons esquemas para seguir na sua recitação”, encorajou o Pontífice.
Site, App e pulseira inteligente para rezar
Os portais oficiais do Vaticano, como o www.vatican.va, oferecem esse percurso indicado por Francisco. Mas ainda dá para seguir a Rede Mundial de Oração do Papa, com o aplicativo Click To Pray eRosary, em língua portuguesa, com vídeos e áudios que ajudam a rezar o terço; ou, enfim, a própria pulseira inteligente e interativa pensada aos jovens que permite acessar, através do mesmo App gratuito Click to Pray eRosary, o rosário tradicional ou aqueles temáticos que são atualizados anualmente. O bracelete, lançado há um ano e disponível na Amazon da Itália, é ativado fazendo o sinal da cruz e constituído por dez contas de ágata e hematita e por um crucifixo – o dispositivo inteligente.
A oração que sempre acompanha o Papa
Em 7 de outubro de 2016, por ocasião da festa litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, Francisco confidenciou o quanto o rosário é uma oração querida por ele, que sempre o acompanha: “é a oração dos simples e dos santos… é a oração do meu coração”.
É também a oração mais querida ao coração de Maria, é a devoção mariana por excelência e a mais popular, divulgada por São Domingos de Gusmão justamente a pedido da Santíssima Virgem Maria. É um convite à meditação dos Mistérios de Cristo, que guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressureição do Filho de Deus.
O Rosário de Nossa Senhora
O nome “rosário” diz que se deve a um relato popular de um monge cisterciense, que se comprazia a rezar 50 ‘Ave-Marias’, que saiam de seus lábios como rosas que iam aos céus e se depositavam na cabeça a Santíssima Virgem. Terço, como diz o nome, é a terça parte do rosário, que consiste em 50 ‘Ave-Marias’ intercaladas por 10 ‘Pai-Nossos’.
O Papa São Pio V (1566-1572) deu ao rosário o formato de hoje, tanto a quantidade de orações quanto aos mistérios da vida de Jesus que meditamos. Ele atribuiu à eficácia do rosário a vitória naval de Lepanto que, em 7 de outubro de 1571, salvou a cristandade ocidental de grande perigo.