Realizou-se nos dias 28 e 29 de junho, na Abadia de Mariënkroon em Nieuwkujik, na Holanda, o festival anual dos jovens católicos.
Para a ocasião, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos jovens holandeses. “Viver sem fé, sem um patrimônio para defender, sem apoiar continuamente a Verdade, não é viver, mas sobreviver”, ressalta o Papa no documento, citando as palavras do Beato Piergiorgio Frassati, incentivando os jovens católicos holandeses a pensarem alto e serem revolucionários, como as Bem-aventuranças.
O pontífice recorda que a mensagem das Bem-aventuranças, no centro do percurso da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, na Polônia, em 2016, é nova, pura, intensa e propõe um “modelo de felicidade, contrário à lógica do mundo”.
“Aqueles que Jesus chama de ‘beatos’, o mundo os define inúteis, perdedores. O mundo glorifica o sucesso a todo custo, a riqueza, o poder e a afirmação de si em detrimento dos outros”, destaca ainda o pontífice.
“Jesus, ao invés, nos oferece uma definição muito diferente do que significa beato: mostra o caminho para a vida e a felicidade autêntica. Aliás, Jesus é o Caminho e através de sua vida nos mostrou concretamente como viver cada uma das Bem-aventuranças.”
“Jesus, escreve ainda o Papa, ama cada um de nós com amor infinito e com a sua morte e ressurreição nos mostrou sua misericórdia infinita”.
“Quando contemplamos Jesus em sua pobreza, a sua pureza de coração e sua misericórdia, entendemos a beleza de nossa vocação cristã e não hesitamos em nos aproximar do caminho que conduz à felicidade verdadeira. Não tenham medo de Cristo. Ele não tira nada e dá tudo”, sublinha Francisco.
O Papa incentivou os jovens a levarem a sério as Palavras de Deus. “Digam não a uma cultura efêmera, superficial e do descarte, uma cultura que não os consideram fortes, que consideram vocês incapazes de enfrentar os grandes desafios da vida. Pensem alto”, concluiu o pontífice.
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Cidade do Vaticano