O Papa Francisco encontrou-se nesta quarta-feira (01/06), antes da Audiência Geral, com os representantes do Instituto de Jainismo de Londres, na saleta dentro da Sala Paulo VI, no Vaticano.
O Jainismo é uma das religiões mais antigas da Índia baseada nos ensinamentos de Mahavira que indicava o caminho para a perfeição humana baseado na não violência e na compaixão por todo ser o vivo, do menor que seja ao homem.
Na fé jainista, Deus é entendido como Senhor entre as almas, porque representa o conhecimento infinito, a percepção, a consciência e a felicidade. O universo é eterno, pois não há início nem fim.
Por este motivo, considera-se o Jainismo um sistema religioso que não inclui a concepção de um deus criador. Pregando a não violência absoluta, o Jainismo prevê uma forma contundente de vegetarianismo. É o oitavo credo religioso no mundo.
“Gosto deste encontro, um encontro que faz crescer a nossa responsabilidade para com o cuidado da Criação, dom que todos nós recebemos para proteger.
A Criação é o espelho de Deus, é o espelho do Criador, é o espelho da natureza, de toda a natureza, é a vida da natureza e também o nosso espelho”, disse o Papa Francisco aos representantes do Instituto de Jainismo de Londres.
“Todos nós gostamos da mãe Terra, pois ela nos deu a vida e nos protege. Eu diria também irmã Terra que nos acompanha no nosso caminho existencial. Temos a tarefa de cuidar dela como se cuidam uma mãe e uma irmã, ou seja, com responsabilidade, ternura e paz”, disse ainda o pontífice.
“Agradeço a todos vós por tudo aquilo que fazeis neste campo e permaneçamos unidos neste ideal, nesta tarefa, neste trabalho de fazer com que a nossa mãe, a nossa irmã Terra seja protegida, conscientes de que cuidar, proteger a Criação, a Terra, é cuidar e proteger toda a humanidade”, concluiu Francisco.
Fé jainista
O Instituto de Jainismo foi criado em Londres, em 1983, e registrado no Reino Unido como fundação caritativa, em 1986.
Os seus centros operacionais estão em Londres, que coordenam as actividades do instituto no âmbito internacional, e em Ahmedabad, que administra as actividades na Índia, conserva os dados de todas as organizações jainistas no mundo, organiza peregrinações e financia publicações e estudantes.
O objectivo do instituto é fornecer uma plataforma de interacção entre as várias comunidades e organizações jainistas a fim de que todas as várias correntes possam confrontar-se mantendo a unidade do jainismo.
Promover relações inter-religiosas para criar uma compreensão melhor da fé jainista e fazê-la conhecer a outros credos; divulgar a história, a arte, a filosofia e as práticas da fé jainista, incluindo a sua relevância para o mundo de hoje, em particular, sobre o respeito por todos os seres vivos e pelo ambiente;
favorecer o estudo da fé jainista tanto nas comunidades quanto nos institutos de ensino superior; facilitar a pesquisa científica sobre o Jainismo através da criação de bolsas de estudo e proceder na catalogação e digitalização dos manuscritos e artefatos jainistas.
Diálogo inter-religioso
Realizou-se nesta terça-feira, 31 de maio, no Vaticano, a reunião entre os membros do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso (PCDI) e a Delegação Internacional Jainista.
Os dois grupos foram representados pelo Presidente do PCDI, Cardeal Jean-Louis Tauran, e pelo Presidente do Instituto Jainista, Sr. Nemu Chandaria.
Este foi o terceiro encontro entre o organismo vaticano e a delegação jainista, guiada pelo Instituto de Jainismo de Londres. Os últimos dois encontros se realizaram em 1995 e 2011.
Fonte: Rádio Vaticano