Papa aos funcionários do CTV: Sejam profissionais a serviço da Igreja

O Papa recebeu em audiência, esta segunda-feira, na Sala Clementina, no Vaticano, os funcionários do Centro Televisivo Vaticano (CTV) e seus familiares, por ocasião do 30º aniversário de fundação desse organismo. Participaram cerca de 150 pessoas.

“Agora se abrem importantes desafios tecnológicos, como eu tive a oportunidade de ressaltar na mensagem enviada a vocês por ocasião do recente congresso do CTV. São desafios aos quais não devemos fugir, para manter firmemente a perspectiva do Evangelho nessa espécie de rodovia global da comunicação”, destacou Francisco.

“Sejam profissionais a serviço da Igreja. O seu trabalho é de grande qualidade e assim deve ser pela tarefa a vocês atribuída, mas o profissionalismo para vocês deve ser sempre o serviço à Igreja, em tudo: na filmagem, na direção, nas escolhas editoriais, administração e demais tarefas. Tudo deve ser feito com um estilo, uma perspectiva que é a eclesial, a da Santa Sé. É necessário que a comunicação do CTV saiba infundir nos telespectadores, nos fiéis e nas pessoas distantes, o perfume e a esperança do Evangelho”, frisou o pontífice.

“Nascido há 30 anos, por intuição e vontade de João Paulo II, o Centro Televisivo Vaticano tem como rota e missão, manter firmemente a perspectiva evangélica”, afirmou o Papa Francisco, num setor, o midiático, em que essa perspectiva é desconhecida ou ignorada. E para se sobressair é necessário um grupo unido e responsável:

“Joguem como uma equipe. A eficácia da pastoral da comunicação é possível criando vínculos, fazendo convergir em torno de projetos partilhados uma série de sujeitos; uma união de propósitos e forças. Sabemos que isso não é fácil, mas se houver ajuda recíproca o jogo de equipe se torna mais leve, e também o estilo de seu trabalho será um testemunho de comunhão”, sublinhou Francisco.

O Papa agradeceu aos funcionários do CTV não somente pelo profissionalismo hoje reconhecido em todo o mundo, mas especialmente pela disponibilidade e discrição com as quais todos os dias eles testemunham e acompanham o pontífice. O Santo Padre mostrou atenção também para com os familiares dos funcionários:

“Porque, como recordou o diretor do CTV, Mons. Viganò, as famílias vivem a agenda semanal dos compromissos do Papa! É um sacrifício não indiferente, imagino, e não só por isso eu sou grato a vocês, mas lhes asseguro uma oração por todos, especialmente para seus filhos. O Papa não quer importunar a vida de família, hein? Obrigado pela paciência”, disse ainda.

Enfim, o Santo Padre se dirigiu “aos amigos que estão envolvidos em várias funções na grande família da CTV”. “sozinhos, não podemos fazer muito, mas juntos podemos estar a serviço do mundo inteiro, difundindo a verdade e a beleza do Evangelho até os confins da terra”, concluiu.

 

Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano