Depois da Santa Missa na Praça da Revolução em Holguin, na qual participaram mais de 150 mil fiéis, o Papa Francisco almoçou no episcopado. De seguida, o Santo Padre abençoou a cidade desde a colina de “Loma de la Cruz”.
A costa de Holguin, que Cristovão Colombo depois do desembarque na ilha de Cuba em 1492 definiu como “o lugar mais belo onde quer se tenham repousado os olhos humanos”, é dominada pela colina “Loma de la Cruz”. Este é um local de particular veneração para a população local desde 1790, quando o frade franciscano Antonio de Alegría ali colocou uma cruz de madeira, para evitar epidemias e catástrofes naturais.
O Papa Francisco esteve em oração junto à cruz e depois abençoou a cidade dizendo:
“Que olhando a Santa Cruz, erguida no cimo desta montanha e que ilumina a vida das famílias, das crianças e dos jovens, dos doentes e de todos aqueles que sofrem… recebam a Tua consolação e a Tua proximidade, e se sintam convidados a seguir o Teu Filho, único caminho para chegar a Ti.”
A estas palavras do Papa Francisco seguiram-se os cânticos de um coro de crianças.
Holguin, fica na parte oriental da ilha e é a terceira cidade de Cuba. O presidente Raúl Castro e o seu irmão Fidel são originários desta terra que fica não muito longe da base militar naval norte-americana de Guantanamo.
Fonte: Rádio Vaticano